CNT

Central Nacional de Televisão

 

Central Nacional de Televisão
Rádio e Televisão OM Ltda.
Gênero/Tipo Rede de Televisão comercial
País Brasil Brasil
Fundação 15 de Março de 1979
Extinção  
Fundador José Carlos Martinez
Pertence a Organizações Martinez
Proprietário  
Presidente Flávio Martinez
Cidade de origem Curitiba, PR
Sede Curitiba, PR
Estúdios Curitiba, PR
Rio de Janeiro, RJ
Americana, SP
Slogan Você imagina. Nós realizamos! BR
Canal {{{canal}}}
Satélite {{{satelite}}}
Formato de vídeo {{{formato de vídeo}}}
Principais telespectadores Todas as idades
Afiliações {{{afiliações}}}
Prefixo  
Cobertura Via satélite
Significado da sigla Central
Nacional de
Televisão
Emissoras próprias Curitiba
Rio de Janeiro
São Paulo
Londrina
Emissoras afiliadas Lista de emissoras
Cobertura internacional  
Nomes anteriores Rede OM
Nomes posteriores {{{nomes posteriores}}}
Página oficial CNT.com.br

A Central Nacional de Televisão (CNT) é uma rede de emissoras de televisão brasileira, e entrou no ar em 15 de março de 1979, inicialmente como TV Tropical. Foi fundada e dirigida pelo empresário e político José Carlos Martinez até sua morte em 2003.

Sua sede está localizada em Curitiba, contando com importantes sucursais,como: Rio de Janeiro, São Paulo, Londrina e Brasília. A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Martinez e é presidida pelo empresário e político Flávio de Castro Martinez. O canal, se chamava Rede OM. Hoje se encontra, na maior parte, loteado por produções independentes de vendas, leilões e propagandas.

 

História

Nasce a TV Tropical

Ver artigo principal: TV Tropical de Londrina

A TV Tropical, fundada por José Carlos Martinez, iniciou suas transmissões em 15 de março de 1979, incialmente afiliando-se à Rede Globo; e meses após restransmitindo a programação da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão. Nos primeiros anos de operação a emissora alcançou os maiores índices de audiência na região, cobrindo a maior parte do norte e do noroeste do Paraná e algumas cidades do sul de São Paulo. Nesta época foi inserido na grade de programação o tradicional Jornal do Meio Dia, o mais antigo telejornal da emissora. Marcado pela descontração e pelo jeito informal de transmitir as informações, o Jornal do Meio Dia, reúne assuntos tão diversos quanto cultura, variedades, noticiário factual, musicais, entrevistas ao vivo e comentários.

Rede OM

O primeiro passo foi para a formação da rede, foi investir na expansão da TV, visando a cobertura total do Estado de Paraná. Após intensa negociação, as Organizações Martinez, aqduiriram em abril de 1980, a TV Paraná, emissora tradicional de Curitiba que até então pertecia aos Diários Associados, como afiliada da Rede Tupi. Por suas condições geográficas, a emissora se tornou cabeça de rede.

Uma das marcas registradas da emissora são os debates políticos. Tudo começou em 1982, quando a emissora realizou um debate para o governo do Estado do Paraná. Desde então, foram realizados importantes encontros entre os postulantes a diversos cargos, pelo Brasil afora, desde candidatos a prefeito quando à Presidência da República. José Carlos Martinez sempre ressaltou o orgulho que sentia ao promover debates através de sua emissora. Foi nesse mesmo ano que o programa Cadeia (mais tarde viria se chamar “Cadeia Nacional”) foi inserido na grade de programação.

Em 1986 quando o Brasil já tinha quatro títulos mundiais de Fórmula 1, conquistados por Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, a emissora cria o programa Pole Position dedicado exclusivamente ao automobilismo. Outro importarte programa esportivo foi o Telesporte. A Rede OM, restransmitia para o Paraná a programação da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, e consequentemente, havia uma grande trandição no esporte.

Em 28 de fevereiro de 1992 foi adquirida a TV Corcovado, canal 9, do Rio de Janeiro, então pertencente ao Grupo Silvio Santos e contrata Galvão Bueno Em março, a Rede OM celebrou contrato de fornecimento de programação à TV Gazeta de São Paulo (de propriedade da Fundação Cásper Libero). Estava assim construido alicerces para formanção de um rede nacional de televisão. Em 30 de março a programação gerada em Curitiba passou a ser retransmitida por dez emissoras no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Assim, a Rede OM se tornou a primeira cadeia de televisão de abrangência nacional com sede fora do eixo Rio-São Paulo.

Adoção da sigla “CNT”

Em 1993 houve uma reformulação na emissora e o nome Rede OM deixa de ser utilizado, dando lugar à marca CNT. A emissora, que desde sua transformação em rede naconal alcançava o terceiro lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de “popularesca”. A emissora, lançou sua nova marca em 23 de maio de 1993, com o programa “Clodovil em Noite de Gala“, ao vivo do Teatro Ópera de Arame no Parque das Pedreiras em Curitiba. Neste ano, a emissora contrata Marília Gabriela, a popular Gabi, para apresentar um animado talk-show de auditório a ser eixibido diariamente. Gabi, é contrata por 1 Milhão de Dólares anuais, e isso dá incio aos contratos milionarios na televisão brasileira. Ainda no projeto de requalificação a CNT contrata Leila Richers em 1996 para assumir a bancada do CNT Jornal, disseminando o conceito de “âncora” no telejornalismo.

                                                 

TV CNT ” um dos melhores logotipos”

Em 1994 a CNT investiu pesado no esporte, adquirindo o direito de transmissão do campeonato mundial de Fórmula Indy (com destaque para as 500 Milhas de Indianápolis), e o Campeonato Paranaense de Futebol, o qual já havia transmitido nos 2 anos anteriores. No mesmo ano a emissora acompanhou todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo nos Estados Unidos. No ano seguinte, a emissora transmite com exclusividade os Jogos Pan-americanos de Mar del Plata. A emissora já havia apresentado sua qualidade nos emportes ao transmitir com exclusividade em 1992 a Copa Libertadores da América (com narração de Galvão Bueno que assumira a direção de esportes da emissora), o que chegou a levar a emissora ao primeiro lugar de audiência em certos momentos. Assim como os jogos da Copa do Brasil. Além disso, passou a fazer parte da grade da emissora Mesa Redonda, tradicional programa de debates esportivos das noites de domingos, gerado simultaneamente em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Em meados de 1995 também a emissora arrenda a TV Aratu mudando seu nome fantasia para CNT/Aratu, ficando nessa emissora pelo prazo de dois anos (1995-1997).

Na área infantil o programa Tudo Por Brinquedo (inicialmente apresentado por Sergio Mallandro e meses depois por Mariane) alcança bom índices. A CNT também fortalece o acervo de desenhos com os grandes clássicos da Hanna-Barbera.

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, subitamente fez sucesso e elevou a audiência da emissora com os programas Cadeia e 190 Urgente. Ocupando o lugar de Alborghetti, Ratinho se projetou nacionalmente por suas reportagens e opiniões polêmicas. Ele permaneceu no programa até setembro de 1997, quando assinou contrato com a Rede Record.

Em 30 de outubro de 1995 estreava outro sucesso: o interativo desenho animado dinamarquês do gnomo Hugo. Em duas edições diárias o telespectador se cadastrava e, ao ser contatado, comandava pelas teclas do telefone um jogo, concorrendo a vários prêmios. Ao jogador que não atingia a sua ,meta Hugo dizia “Não tem cho-rô-rô, o seu jogo já acabou!”. O programa foi retirado da grade em 2000.

Em 1997 a emissora fechou um contrato exclusivo com a Rede Televisa do México, pra exibição de várias novelas e também dos novos quadros do programa humoristico Chespirito, gravados nos anos 90, que foram exibidos em horário nobre. Durou até o final de 1999.

Em 4 de janeiro de 1999 a CNT começa a transmitir a programação em sinal digital através do satélite BrasilSat B-3. Este sistema já vinha sendo utilizado em fase de testes desde 15 de dezembro de 1998. Com o sinal digital a CNT passou a ser transmitida pelos sistemas de TV por assinatura via satélite, como SKY, Directv e Tecsat e, com maior qualidade, pelas emissoras afiliadas.

                                                        Sérgio Mallandro conseguiu boa audiência aos Sábados.

Sérgio Mallandro conseguiu boa audiência aos Sábados.

A partir de 1999, Sérgio Mallandro também seria responsável por bons pontos de audiência do canal nos sábados com suas dançarinas e suas pegadinhas no programa Festa do Malandro. Neste ano também o cantor Ronnie Von apresentou o programa feminino Mãe de Gravata.

Em junho de 2000 chega ao fim a parceria da CNT com a TV Gazeta. Com isso, a CNT deixa de ser transmitida para São Paulo e a TV Gazeta forma uma rede de emissoras. Mesmo perdendo o maior mercado publicitário e de audiência do país, a rede CNT mantém uma grade de programação diária própria entre 14 e 24 Horas.

A TV Gazeta, sem a programação da CNT, parte para um projeto de rede nacional. Com isso, a TV Itatiaia, emissora de Belo Horizonte, deixa a CNT e passa a integrar a nova rede. Em 2001 a CNT volta a retransmitir sua programação para a capital de São Paulo em canal de UHF próprio.

Em 2003 falece tragicamente em um acidente aéreo seu fundador e então presidente José Carlos Martinez. Seu velório é transmitido 24 horas pela emissora, onde funcionários, amigos e familiares lhe transmitiram um último adeus. O então Vice-Presidente de Operações, Flavio Martinez assume a Presidência nacional da rede.

Parceria com a TV JB

Em 17 de Abril de 2007 a emissora passou a transmitir para todo país a programação produzida pela TV JB, resultado de uma parceria entre a CNT e a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), que controla o Jornal do Brasil, a Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil. A parceria tinha um prazo inicial de 10 anos.

Fim da parceria CNT/TV JB

A parceria entre a Rede CNT e a CBM foi desfeita no dia 5 de setembro de 2007, Durando apenas 5 meses, o motivo foi uma dívida de três meses de aluguel calculado em mais de 15 milhoes de Reais. A CBM tentou negociar essa dívida com a CNT, mas a família Martinez não aceitou nenhuma proposta. Nas primeiras semanas apos o fim da parceria, a CNT exibiu somente algumas reprises da década de 90 e informeciais. Alguns programas até tiveram alguns índices de audiência quando estrearam na primeira vez como é o caso do seriado Pista Dupla, do Programa Vida de Artista e Fusão. Depois aos poucos a emissora colocou alguns programas no ar (Como é o caso do programa de Sérgio Mallandro, chamado Mallandro a 220V que ficou poucos meses no ar) e algumas sessões de filmes. A série Largo Winch também foi ao ar na CNT.

Em julho de 2008 a emissora estreou o novo CNT Jornal e a versão televisiva do Transalouca da Transamérica Pop.

Parceria com a Televisa (2008)

A rede de televisão CNT, fechou contrato com a rede de televisão mexicana Televisa, passando a exibir a telenovela Manacial em agosto de 2008

Fase  Atual  da CNT

  • CNT JORNAL com Salete Lemos
  • TRANSALOUCA
  • CORRIDA MILIONARIA
  • SESSÃO DAS 10 ( tiram do ar e colocaram a serie LAGO WircH)
  • LAGO WIRCH
  • MANANCIAL

MANANCIAL,com bons indices para a CNT

A novela mexicana “Manancial” vem registrando um ibope estavél para a CNT. Nesta semana a novela chegou a 0,89 (1 ponto arredondando), na Grande São Paulo. .Na média a trama esta oscilando entre 0.55 e 0,78 deixando a emissora na briga com a Record News , MTV na faixa das 19h às 20h da noite. A novela no Rio de Janeiro chegou a bater 2 pontos de média. Em São Paulo o recorde ainda é de 1 ponto números espetaculares para a CNT , vendo que o sinal da mesma é muito fraco na principal cidade brasileira.Já é sucesso na CNT: Segundo algumas fontes, a Novela Manancial triplicou o ibope da CNT, No Rio de Janeiro a novela vem atingindo médias entre 2 e 3 pontos chegando a 4 de pico.Vale lembrar que antes a emissora não passava de 0,5 ponto.

CNT JORNAL

O “Jornal da CNT”, das 22h00 às 22h30, surpreendente pela alta qualidade. Salete Lemos, sempre foi ótima. Ninguém sabe pontuar uma leitura como ela. Agora, como âncora, está ainda melhor. Bem vestida, cabelos e maquiagem no ponto. O cenário é simples, mas de bom gosto, idealizado para um jornal que tem como atração principal os comentários inteligentes postos logo após cada notícia. Salete nunca esteve tão bem e tão solta. E com ela, até os assuntos econômicos ficam mais fáceis de compreender. Mas não pára nisso. Hoje o “Jornal da CNT” aparece como o mais corajoso e combativo de todos. Tem poucos repórteres, é verdade, mas eles também seguem uma linha bem diferente da habitual. Não existem intervenções desnecessárias ou perguntas imbecis, como a que se ouviu outro dia: “fulana, tudo bem ?”. A menina tinha acabado de levar um tiro no rosto, estava na cama do hospital, recuperando-se de uma operação.

TOP 5: RIO DE JANEIRO – SEMANA 33 – 11/08 A 17/08/2008

PROGRAMA
AUDIÊNCIA DOMICILIAR %
AUDIÊNCIA DOMICILIAR (000)
AUDIÊNCIA INDIVIDUAL %
AUDIÊNCIA INDIVIDUAL (000)

BANDEIRANTES

JORNAL DA BAND
5
189
3
267

JOGOS OLIMPICOS NOT
4
155
2
219

FLASH JOGOS OLIMPICOS VIVO MAD
4
153
2
209

BRASIL URGENTE 1
4
144
2
187

JOGOS OLIMPIC MELH MOMENT VES
4
127
1
134

CNT

SESSAO DAS 10
3
111
2
157

SESSAO DAS 10 NOT
1
47
1
83

CRIATIVIDADE SEM LIMITES
1
37
0
46

MESA REDONDA NOT
1
34
0
37

JORNAL DA CNT
1
29
0
39

GLOBO

NOVELA III – A FAVORITA
37
1.348
19
1.960

JORNAL NACIONAL
33
1.183
16
1.677

FLASH BEIJING VIVO NOT
31
1.121
14
1.486

ZORRA TOTAL
29
1.056
14
1.488

NOVELA II – BELEZA PURA
29
1.054
14
1.479

RECORD

NOVELA 2 – OS MUTANTES […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: