BAND

Rede Bandeirantes

 

A Rede Bandeirantes de Televisão (também conhecida como TV Bandeirantes ou simplesmente Band) é uma rede emissora de televisão brasileira pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Entrou no ar no dia 13 de maio de 1967. Seu fundador foi João Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Adhemar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes. Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad.

 História

 1967-1970

A Band (Inicialmente TV Bandeirantes) entrou no ar pela primeira vez no dia 13 de maio de 1967, com um discurso de seu fundador, João Saad, seguido por um show dos cantores Agostinho dos Santos e Cláudia, que abriram as transmissões. Estavam presentes o presidente da República (na época era Costa e Silva), o governador de São Paulo Abreu Sodré, o prefeito Faria Lima, ministros e secretários de Estado. Na frente da sede da emissora foram montados um parque infantil e um circo gratuito para famílias de menor poder aquisitivo. Durante dois dias houve gincanas e brincadeiras, com distribuição de brindes comemorativos.

Em 1967, dias depois da inauguração, entrava no ar a primeira novela da então TV Bandeirantes, “Os Miseráveis“.

Já em 1968 era uma exibido na emissora, às 15 horas o programa “Xênia e Você“, que permaneceu na emissora durante anos. Também naquele ano a TV Bandeirantes exibia às 18:30h o “Sítio do Pica-pau Amarelo” de produção própria, e às 19h30min “As Aventuras de Rin-tin-tin“.

Em 1969 a emissora sofreu um incêndio devastador, que destruiu suas instalações. Grande parte dos seus arquivos se perderam. O slogan da época era: “A Bandeirantes não vai Parar“. O primeiro jornalístico da Band foi o “Titulares da Notícia“, um correspondente do tradicional programa da Rádio Bandeirantes.

A emissora teve três grandes temporadas de produção/exibição de teledramaturgia. A primeira foi nos primeiros anos de operação, de 1967 a 1970. Nesse período foram produzidas histórias como “Os Miseráveis“, “Era Preciso Voltar” e “O Bolha“.

Em 1970 a Bandeirantes transmitiu a Copa do Mundo do México, a primeira Copa transmitida ao vivo no Brasil.

 1971-1980

Torre da Band RS, antiga TV Difusora, comprada em 1980 pelo Grupo Bandeirantes.

Torre da Band RS, antiga TV Difusora, comprada em 1980 pelo Grupo Bandeirantes.

A primeira transmissão em cores da emissora foi em 1972 com a exibição da “Festa da Uva“, o que foi um marco na televisão brasileira[carece de fontes?], feita pela TV Difusora, de Porto Alegre-RS, na época afiliada à REI – Rede de Emissoras Independentes, ligada à Rede Record, que foi comprada em 30 de junho de 1980 pelo Grupo Bandeirantes, transformando-a na Rede Bandeirantes Porto Alegre.

Em 1975, a Bandeirantes começa a se tornar uma rede nacional de televisão com a compra da TV Vila Rica que se transformou na TV Bandeirantes de Minas Gerais. No dia 7 de Julho de 1977 às 7 da noite, a TV Bandeirantes chega ao Rio de Janeiro no canal 7.

A apresentadora Xenia Bier apresentou, por anos, um programa de conselhos nas tardes da emissora.

A segunda temporada produção/exibição de teledramaturgia começou em 1979 e foi mais ou menos até a metade da década de 80. Foi a época de “Cara a Cara“, “Cavalo Amarelo“, “O Meu Pé de Laranja Lima“, “Os Imigrantes“, “Ninho da Serpente“, “Dona Santa“, “Casal 80” e outros títulos.

Entre 1979 a 1980, a recente rede começa dar espaço aos exilados políticos e grande cobertura na anistia de 1979, com programas como o Canal Livre, apresentado por Roberto D´Ávila e dirigido por Fernando Barbosa Lima.

 1981-1990

Mantendo a expansão e qualificação de sinal da Rede, entrava no ar mais uma emissora própria a TV Bandeirantes Bahia no dia 11 de abril de 1981 no canal 7. Até então a TV Bandeirantes já tinha mais de 24 emissoras espalhadas pelo Brasil.

Comemorando o fato de se tornar a primeira emissora a transmitir via satélite, a TV Bandeirantes mudou o logo e a programação visual, preparados por Cyro Del Nero, que vinha da recém extinta Rede Tupi.

Em agosto de 1982, entra no ar a novela Renúncia, baseada na obra de Chico Xavier com Fúlvio Stefanini e Geórgia Gomide, mas fica no ar apenas 12 dias. Com o total fracasso no Ibope, a emissora decide tirar a novela do ar, aproveitando a entrada do horário eleitoral gratuito, que durava mais de uma hora.

Em 1983, a Bandeirantes aproveitou que a Rede Globo fora proibida de estrear o texto planejado para a novela das oito, tendo que reprisar a novela Casarao, enquanto Gilberto Braga rapidamente preparava a novela Louco Amor, com Bruna Lombardi e Fábio Jr., para tentar abocanhar telespectadores com a novela Sabor de Mel, de Jorge Andrade, protagonizada por Sandra Bréa e Raul Cortez. A novela tinha um diferencial: um concurso para quem desvendasse um enigma proposto nos primeiros capítulos. Mas o autor da novela se desentendeu com o diretor Roberto Talma e se demitiu, nunca revelando a resposta ao enigma.

Flávio Cavalcanti se tornou o maior investimento da emissora, no início dos anos 1980, com seu programa diário Boa Noite Brasil. Um dos momentos mais marcantes do programa aconteceu quando a cantora Angela Ro Ro deixou os estúdios no meio de uma entrevista ao vivo, por não aceitar as perguntas de Cidinha Campos sobre sua homossexualidade e suposta agressividade.

Quando Flávio Cavalcanti largou a emissora pelo SBT de Sílvio Santos, as noites foram entregues, entre outros, a Jota Silvestre, com o Show Sem Limite e o Essas Mulheres Maravilhosas. Antes de mudar para a Globo, logo depois de ter saído da Tupi, o Chacrinha tinha seus programas Buzinha do Chacrinha e Discoteca do Chacrinha nas noites de terça-feira e nas tardes de sábado, respectivamente.

Estrearam programas como o TV Criança, apresentado pelo desenhista Daniel Azulay e sua Turma do Lambe-Lambe, desejando muito algodão doce para a garotada.

O Jornal Bandeirantes era apresentado por Ferreira Martins e Joelmir Beting, com comentários de Newton Carlos sobre assuntos internacionais. Ronaldo Rosas apresentava o jornal do Rio de Janeiro. Na Década de 80 a TV Bandeirantes colocava no ar o “Canal Livre” cuja história se confundiu com a abertura política que acontecia naquela época, inicialmente apresentado por Roberto D´Ávila. A emissora tinha a missão nesse programa de entrevistas mostrar um jornalismo mais crítico.

Por um curto período, Walter Clark, que criara o conceito de grade de programação no Brasil, veio tentar repetir seu sucesso na Bandeirantes. Criou programas como o noticiário O Repórter, apresentado na hora do almoço, por César Filho e Angela Rodrigues Alves. Nos finais da noite, foi destaque o programa “Etc.“, de Ziraldo (que nele fez uma entrevista histórica com Dom Hélder Camara). Uma tentativa inovadora foi o programa Variety 90 minutos, entre 20h00min e 21h30min, apresentado por Paulo César Peréio e sua então esposa, a atriz Cissa Guimarães.

Em 1983 entrava no ar o “Show do Esporte” que foi considerado o programa de televisão mais longo do mundo, criado, apresentado e coordenado pelo locutor Luciano do Valle depois de sua passagem pela Rede Record, além de Elia Jr., Juarez Soares, Elys Marina, Sílvia Vinhas, José Luiz Datena e outros. Com o sucesso do programa, a emissora se tornou o “canal do esporte” nos anos 90.[carece de fontes?]

Os finais de noite passaram a ser preenchidos pelo “Programa Ferreira Neto“, um bate-papo com políticos. Ele sempre iniciava o programa conversando, por um telefone vermelho, com um fictício amigo chamado Léo, usando esse artifício para comentar os fatos do dia.

Em 1984 a TV Bandeirantes começava a se destacar na cobertura das Diretas Já, movimento que pedia a volta das eleições diretas no país.

A emissora transmite pela primeira vez as Olimpíadas de 1984, sempre com coberturas que fizeram história.

As manhãs da emissora eram preenchidas pelos programas Ela, apresentado por Baby Garroux e, mais tarde, pela suposta Garota de Ipanema Helo Pinheiro. Mais tarde, o Ela foi substituído pelo programa Dia Dia, apresentado por Tavinho Ceschi, contando também com o psicoterapeuta Angelo Gaiarsa.

Em 1986, a Bandeirantes inaugura o “Jornal da Noite“, onde estreou Lilian Witte Fibe.

Em 23 de janeiro de 1987, entra no ar a TV Bandeirantes Brasília.

Depois de sair do “TV Mulher“, da Rede Globo, e de uma temporada como correspondente para o Fantástico, dos Estados Unidos, Marília Gabriela ganhou seu programa noturno, o “Marília Gabi Gabriela“, nas quartas-feiras, com música-tema de Rita Lee. Mais tarde, Gabi ficou apenas com o programa dominical “Cara a Cara“, com entrevistas.

A emissora transmite pela segunda vez as Olimpíadas de 1988.

A Rede Bandeirantes promoveu o primeiro debate eleitoral do país já em 1982, mantendo a tradição de promover o primeiro debate eleitoral a cada dois anos, até 2000. Promoveu o primeiro debate entre candidatos ao cargo de Presidente, durante as eleições de 1989.

1991-2000

A partir da década de 1990, a Bandeirantes passou a adotar uma programação mais voltada ao mundo esportivo, criando a “Faixa Nobre do Esporte” (todos os dias às 20:30), além da “Faixa Especial do Esporte“, com duração de alguns minutos, exibido nos fins de tarde da programação. Aos domingos, dedicava-os inteiramente às transmissões esportivas, com o “Show do Esporte“.

O Jornal Bandeirantes passa a ser apresentado por Marília Gabriela e, mais tarde, por Chico Pinheiro. Diferentemente dos jornalísticos da época, o telejornal terminava cada dia sob o som de uma música pop atual. O cenário era uma parede preta com uma enorme bola vermelha no meio, como a que fazia parte do logo da emissora na época.

A emissora transmite pela terceira vez as Olimpíadas de 1992.

A rede mostrou desde o começo a CPI do Caso Collor no Brasil, em 1992. Foi também a primeira a transmitir a NBA e a Fórmula Indy. O que valeu ser chamada de “Bandeirantes, o canal do Esporte“, com a exibição do “Esporte Total“.

A Rede Bandeirantes é a única rede de televisão do mundo a possuir um apelido carinhoso, sendo conhecida por “Band”, utilizado desde o início da década. Esse curioso fato foi idéia do jornalista José Luiz Datena, quando integrava a equipe de esportes da emissora.

A emissora transmite pela quarta vez as Olimpíadas de 1996. Neste ano, foi duramente criticada por conta das mudanças de horário e descumprimento de exibição de filmes e programas, em hora programada.

A terceira temporada produção/exibição de teledramaturgia foi na segunda metade dos anos 90, época de títulos como “A Idade da Loba“, “O Campeão” e “Serras Azuis“, além de uma nova versão de “Meu Pé de Laranja Lima“.

Em 1999, a rede se torna o “canal dos animes” de desenho de animação, até então era da recente extinta Rede Manchete, ao exibir o desenho “Dragon Ball Z” às 15h00min, a partir de setembro, com episódios duplos com duração de 1 hora. No início de 2000, o anime passa ser exibido às 11h25min até 11h55min.

De 1999 a 2002, a rede começa perder as primeiras afiliadas da década de 1980 para a Rede Record e o SBT, mas ganha quase à mesma quantidade das recentes afiliadas, para absolver aquelas que foram perdidas.

No início de 2000, a rede ganha das rivais e fica em primeiro lugar de audiência ao transmitir a final do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, que marcou 53 pontos em uma pesquisa do IBOPE, sendo até hoje a maior audiência da história da rede.

No dia 18 de setembro de 2000, a rede começa a exibir com duração de 2 horas o programa “Band Kids“, entre 15h00min e 17h00min, com animes Japoneses e desenhos dos Estados Unidos.

A emissora transmite pela quinta vez as Olimpíadas em 2000.

Anos 2000

A partir de 4 de junho de 2001, houve diversas renovações na programação da rede.

Entre 2001 a 2005, foi ao ar o programa vespertino “Melhor da Tarde“, entre as 13h e as 15h (apenas para a cidade de São Paulo) e das 15h às 16h30min para a rede nacional. Às 16h30min, era a vez do “Hora da Verdade”, com Márcia Goldschmidt. No mesmo dia foi a estréia do feminino matinal “Dia Dia“, apresentado por Olga Bongiovanni.

Em 25 de setembro de 2001, depois de permanecer por 15 anos, Amaury Jr. anuncia em nota à imprensa a sua saída da Band. Ele afirma que sua saída é devido a divergências com a emissora. No mês seguinte, é contratado pela Rede Record para apresentar um programa também chamado “Programa Armaury Jr.“, que entra no ar em novembro, mas sai da rede em outubro de 2002, depois que a emissora ter descumprindo o contrato. Ele é contratado pela RedeTV!, que permanece desde novembro de 2002.

O programa “Boa Noite Brasil“, ficou no ar entre 2003 e 2006, sob apresentação de Gilberto Barros. O mesmo apresentou entre 2002 e 2005 o programa “Sabadaço“, com seis horas de duração, das 12h00min às 18h00min.

Em janeiro de 2002, entrava no ar o programa “Descontrole“, substituindo o programa “Super Positivo“, sob apresentação de Marcos Mion e um grupo de pessoas. O programa é duramente criticado por ser qualidade muito inferior ao sucesso de “Piores Clipes do Mundo“, um programa da MTV Brasil, também com a apresentação de Marcos Mion. O programa muda de fomato e até o nome para “Sobcontrole“, permanecendo no ar até maio de 2003. O atual horário do “Sobcontrole” é alugado pelo programa religioso “Show da Fé“, apresentado pelo pastor R. R. Soares.

A emissora transmite pela sexta vez as Olimpíadas em 2004.

Em 2004, período em que Marlene Mattos foi a diretora artística da emissora, novas mudanças. O programa Dia Dia ganhou Viviane Romanelli como apresentadora. Preta Gil comandou por cerca de 3 meses[carece de fontes?] o Caixa Preta. Kelly Key estreou como apresentadora no bloco de desenhos dos Cavaleiros do Zodíaco. Sem sucesso em suas apostas, Marlene Mattos deixa a Band 10 meses depois de assinar contrato.

Em agosto de 2005, ocorre uma nova alteração na grade de programação. São veiculadas novas vinhetas, com o slogan Prazer em Ver. Estréia, no mesmo mês, sob o comando de Claudete Troiano, o programa “Pra Valer“, que duraria até maio de 2007. Em novembro de 2005, estréia o “Programa Raul Gil“.

Em 2006, a emissora passou a exibir apenas partidas de futebol europeu: os campeonatos Espanhol, Italiano e a Liga dos Campeões da UEFA. Em agosto, a emissora perde o Campeonato Espanhol para a SKY e a Liga dos Campeões para a Rede Record, ficando apenas com o Italiano e o Inglês. Em dezembro do mesmo ano, a Band se torna a nova parceira da Rede Globo na exibição do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-americana, até então era dividido com a Rede Record.

Desde 2007 a emissora cria atrações visando um público mais jovem, lançando programas mais modernos e atuais como “Band Esporte Clube“, “Jogo Aberto” e “Atualíssima“, além de novelas como “Dance Dance Dance e Água na Boca“.

A Band comemorou 40 anos de existência dia 13 de maio de 2007, mas o Grupo Bandeirantes prefere comemorar os 70 anos do grupo, a partir da criação da Rádio Bandeirantes.

Em julho de 2007, transmite os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Em 2008, mais programas para o público jovem surgem. São eles: “CQC“, “É o Amor” e “Quem Pode Mais?“.

No dia 3 de abril de 2008, a Band compra os direitos de transmissão do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, que até então não havia sido transmitido por nenhuma emissora nacional. Os direitos pertenciam, até então, à TV A Crítica, antiga afiliada do SBT e atual afiliada da Rede Record no estado do Amazonas. Os direitos de transmissão durarão até 2012 e que contará com a colaboração de sua afiliada no estado, a TV Rio Negro.

No mesmo ano, a emissora transmite pela sétima vez as Olimpíadas de 2008, sendo a melhor cobertura esportiva e dando grandiosos índices de audiência, segundo o IBOPE

Rede Bandeirantes de Televisão
Grupo Bandeirantes de Comunicação
Gênero/Tipo Rede de televisão comercial
País Brasil Brasil
Fundação 13 de Maio de 1967 (41 anos)
Extinção  
Fundador João Jorge Saad
Pertence a Grupo Bandeirantes de Comunicação
Proprietário  
Presidente Johnny Saad
Cidade de origem São Paulo, SP
Sede São Paulo, SP
Estúdios São Paulo, SP
Rua dos Radiantes, 13, Morumbi
Slogan Prazer em ver
Canal {{{canal}}}
Satélite Brasilsat B3
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Principais telespectadores  
Afiliações  
Prefixo  
Cobertura  
Significado da sigla {{{significado letras}}}
Emissoras próprias TV Bandeirantes SP
TV Bandeirantes RJ
TV Bandeirantes RS
TV Bandeirantes BA
TV Bandeirantes DF
TV Bandeirantes PR
Lista de emissoras próprias
Emissoras afiliadas TVBV
TV Tarobá
TV Capixaba
TV Goiânia
RBA TV
TV Rio Negro
TV Clube
Lista de afiliadas
Cobertura internacional  Estados Unidos Argentina
Nomes anteriores  
Nomes posteriores  
Página oficial band.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
analógico 13 VHF (São Paulo)
7 VHF (Rio de Janeiro)
10 VHF (Porto Alegre)
digital 23 UHF (São Paulo)
35 UHF (Rio de Janeiro)
10 UHF (Porto Alegre)
Disponibilidade por satélite
SKY Brasil Canal 15
Telefônica TV Digital Canal 226

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: