Roberto Nemanis/SBT

SILVIO SANTOS APOSTA EM CORAIS
Silvio Santos e integrantes do coral do SBT durante gravação, anteontem, de novo quadro de seu programa dominical, o “Concurso de Corais”, previsto para o dia 19

Ibope de novela cai 41% em uma semana Acendeu a luz vermelha na Globo. A audiência da nova novela das seis da emissora, “Negócio da China”, desabou em apenas uma semana. O primeiro capítulo, na segunda, 6, marcou 30 pontos na Grande SP. O sétimo capítulo, na segunda, 13, registrou apenas 17,7.
É normal audiências caírem após a estréia. Mas não em patamares de 41%. Pior: anteontem, durante vários minutos, a trama de Miguel Falabella patinou em 14 pontos, menos da metade da média da estréia.
Justiça seja feita, não foi só “Negócio da China” que registrou números anormais para uma segunda-feira. “Malhação” (18 pontos) e “Três Irmãs” (23,7) também tiveram desempenhos considerados ruins.
Apesar da queda, em nenhum momento “Negócio da China” teve sua liderança ameaçada. Em seu horário, a Record marcou 7 pontos de média, a Band, 6, e o SBT, 5.
A queda de audiência seguiu a redução de TVs ligadas. Na segunda, 6, 63% dos televisores da Grande SP estavam ligados no horário da novela. Anteontem, eram 52%. A média da semana passada foi de 57%.
Ontem, nos bastidores da Globo, buscavam-se explicações. A rede apostou em uma trama com apelo jovem, movimentada por lutas de kung fu, o que pode ter afugentado parte do público adulto. Pessoas de 35 a 49 anos, que eram 22% no primeiro capítulo, representavam 19% anteontem.

BUMBO 1
A Record lança na próxima segunda uma campanha para promover seu jornalismo. Amparada em uma pesquisa qualitativa, feita pelo Ibope, com apenas três grupos de discussão em São Paulo, dirá que tem um “jornalismo verdade”.

BUMBO 2
A sondagem apontou que o telespectador perceberia os telejornais da Record como “mais reais” do que os da Globo, pois “dão ênfase aos problemas locais”. Seus apresentadores seriam mais “informais”, sem “aquele ar ‘robótico'” dos da rival. A Globo não comentou.

BUMBO 3
O público, no entanto, ainda prefere a Globo. No Ibope de setembro, o “Jornal Nacional” deu três vezes mais audiência do que o “Jornal da Record”.

SUCESSÃO
Silvio Santos não viajou para Cannes, onde acontece nesta semana uma das mais importantes feiras mundiais de TV. Deixou as negociações para as filhas, Daniela e Renata.

REVISÃO 1
O “Vídeo Show” passará por uma série de mudanças em 2009. Em fevereiro, passará a ter a direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho (“BBB”, “Mais Você” e “Estrelas”), em substituição a Mariozinho Vaz.

REVISÃO 2
Boninho quer deixar o “Vídeo Show” mais “dinâmico”.

LOCAÇÃO
Um dos especiais de fim de ano da Globo será rodado nas serras gaúchas. O programa fará um versão cômica para “Decameron”, de Boccaccio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: