SBT Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

SBT Rio de Janeiro
 
TVSBT Canal 11 do Rio de Janeiro Ltda.
Campo de São Cristóvão, 105
País {{{país}}}
Cidade de concessão Rio de Janeiro, RJ
Cidade-sede {{{sede}}}
Slogan A televisão que agradece o seu carinho
Canal 11 analógico,
24 digital
Outros canais 56 UHF (Algumas localidades da Zona Oeste)
Afiliações SBT
Fundador {{{fundador}}}
Proprietário Silvio Santos
Pertence a {{{pertence a}}}
Arrendatário {{{controlador}}}
Presidente {{{presidente}}}
Vice-presidente {{{vice-presidente}}}
Fundação 19 de maio de 1976
Extinção {{{extincao}}}
Sucessora {{{sucessora}}}
Prefixo ZYB 512
Significado do prefixo {{{significado prefixo}}}
Prefixos anteriores {{{prefixos anteriores}}}
Significado da sigla {{{significado letras}}}
Cobertura Grande Rio de Janeiro
Afiliações anteriores  
Nomes anteriores TV Studios Canal 11 do Rio de Janeiro LTDA.
Potência 42 kW
Website http://www.sbt.com.br/

SBT Rio de Janeiro é uma emissora de televisão brasileira componente do SBT, com sede no Rio de Janeiro, RJ e opera pelo canal 11 (VHF). É pertencente ao Grupo Silvio Santos, assim como a matriz paulistana do SBT. Suas dependências estão localizadas em frente ao Pavilhão de São Cristóvão, no bairro carioca de mesmo nome. A emissora entrou no ar em maio de 1976, com o nome de TV Studios Silvio Santos, mas ficou conhecida através da sigla TVS. Esta foi a primeira concessão de televisão conquistada pelo empresário Silvio Santos – 5 anos antes da TVS São Paulo e do início da rede nacional que viria a ser conhecida como SBT.

[editar] Programação

Nos tempos de emissora independente, o canal 11 possuía como âncora o Programa Silvio Santos, exibido sempre aos domingos. Durante a semana, a base da programação era composta de seriados norte-americanos, desenhos animados e filmes. Os programas em questão eram exibidos mais de uma vez durante o mesmo dia para preencher horários na grade. No final da década de 1970, a emissora passou a transmitir um informativo local denominado Plantão 11, com várias edições de curta duração ao longo do dia. Um investimento maior no gênero jornalístico também foi feito no mesmo período, com a transmissão do “Jornal da Manhã”, na faixa das 8 horas em 1980. No ano seguinte, o telejornal foi transferido para a meia-noite e seu título alterado para “Jornal da Noite”.

A logomarca utilizada pela emissora naquele período era uma representação da sigla TVS sobre um círculo contendo o número 11. Tal concepção foi adaptada alegadamente da emissora norte-americana WBAL-TV, localizada na cidade de Baltimore e que também operava pelo canal 11. A partir de 1981, com a inaguração da TVS paulistana, a logomarca genérica da rede – a sigla “TVS” dentro de um círculo – passou a ser utilizada também pelo canal 11 carioca.

Na década de 1980, o SBT Rio de Janeiro passou a transmitir o telejornal local Cidade 11, sempre em conjunto com o nacional Noticentro, gerado em São Paulo. A partir de 1988, os telespectadores cariocas passaram a acompanhar o TJ Rio, que fazia par com o TJ Brasil de Bóris Casoy. Este telejornal deixou o ar em 1991 para ceder espaço na grade para o programa jornalístico Aqui Agora, transmitido em rede nacional a partir de São Paulo.

No ano seguinte, após os jogos olímpicos de Barcelona, o canal 11 estreou o matinal Agenda, sob o comando da jornalista Leda Nagle. O programa era baseado em entrevistas e durou até meados da década de 1990. Após o fim do programa Agenda, o canal 11 passou a atuar como mera retransmissora do SBT paulistano, sem a inserção de qualquer programação própria. A situação mudou em 1999, quando foi lançado o telejornal SBT Rio. A primeira apresentadora do “SBT Rio” foi a jornalista Renata Affonso. Atualmente, o apresentador é Marcelo Castilho. Juntamente com o lançamento deste telejornal, estreou o programa semanal de reportagens Câmera em Ação. Atualmente, o programa não está mais no ar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: