Retrospectiva Band Kids

Voltamos um pouco no tempo, para 1998, ano que a Band estréia Dragon Ball Z num horário fraco em audiência, das 15 às 15:30 tirando meia hora do programa “Paulo Lopes na TV”. Alguém aí lembra desse programa do Paulo Lopes? Quando comecei a assistir, pensava que logo iria sair do ar, pois a Band não costuma ter em sua grade, e não é de hoje, programas infantis. Felizmente no dia 21 de Fevereiro de 2000, Dragon Ball Z ganhou mais meia hora, ficando das 15 às 16 horas, fazendo o Paulo Lopes perder mais meia hora de seu programa. Como é de costume, a Band sempre dá uma reviravolta em sua grade. Nas férias de 2000, DBZ também foi exibido de manhã, estreando em 5 de Junho de 2000 das 11:25 as 11:55, mas nas Olimpíadas tiraram do ar para fazer o Boletim Olímpico e após as olimpíadas, ao invés de voltar ao ar DBZ entrou ao ar o programa “Fino Trato” com o Amaury Jr. apresentando. Imaginem Amaury Jr apresentando um programa durante as Manhas da Band. Em meados de Agosto de 2000, novas mudanças.
O Filme exibido das 13 as 15 horas (horário local onde muitas afiliadas exibem seus programas, por isso não era exibido esse filme em todos os locais) e no final do filme sempre exibiam um episódio de DBZ saíram do Ar pra estrear o programa Mulher de Verdade (das 13 às 15) e também saiu do Ar o programa Paulo Lopes na TV. No dia 14 de Agosto estreava realmente o Band Kids no horário das 15 às 17 horas. Chega o ano de 2001 e logo no dia 15 de Janeiro, novas mudanças. Trocaram o horário do programa da Silvia Poppovic que passou a ser exibido das 15 às 16 horas e o Band Kids (16 às 18h). E no mesmo dia estreava também o programa Território Livre (18 às 19h). Mas a Band contrata um novo diretor de programação, o famoso Rogério Galo, que desde a inauguração da Rede TV! queria implantar uma grade popular, só conseguindo seu tal feito na Band. E agora ambas emissoras tem grade popular. A primeira mudança que ele fez foi retirar o programa Território Livre do ar e esticando o Band Kids até as 7 da noite, ficando no ar das 16 às 19h. Na minha opinião, esse período foi o ápice do programa com a estréia de novos animes e além da exibição de dois episódios de DBZ em horários acessíveis.
Ruim era saber que o programa era passageiro e provisório, que apesar da nossa alegria, não era o que pretendia a Band. Os investimentos pararam, começaram as reprises e assim começou a sua decadência. A compra da Saga Magin Boo pela Globo foi a “enxurrada” d’água para que o programa acabasse, e por pouco não acabou. Novas mudanças, e saíram do ar o programa Mulher de Verdade e Silvia Poppovic para entrar “O Melhor da Tarde” e “A Hora da Verdade” este último apresentado pela “famosa” Márcia Goldschimidt. Por muito pouco, acreditem se quiser, quem iria apresentar o programa Brasil Urgente seria a Silvia Poppovic, mas graças a sua insatisfação com a Band, ela recusou-se a apresentar o programa e com isso o Band Kids ficou espremido como tapa buraco da programação desde o dia 4 de junho de 2001 exibido somente das 18 as 19 horas de segunda a sábado. E como brasileiro gosta de saber da vida dos outros, o programa da Márcia fez tanto sucesso que espremeram novamente o Band Kids ficando somente das 18:30 as 19h.

A Volta do Band Kids

Após o fim do Band Kids, os animes praticamente sumiram da emissora. A Rede Globo ficou com o posto de “Emissora dos Animes na TV Aberta” durante todo esse tempo. Até que no final de 2004, a Band surpreende, adquirindo Cavaleiros do Zodíaco, isso porque todos falavam que este anime seria da Globo. Com isso, os órfãos do Band Kids voltaram a sonhar com uma possível volta do programa. Mas primeiramente CDZ foi exibido livremente (sem estar em nenhum programa). A Band no início de 2005, ainda adquire mais um bom anime: Yuyu Hakusho e o restante de CDZ (sagas de Asgard e Poseidon). Só que teve sérios problemas (os mesmos que fizeram com que Slayers não fosse exibido) e Yu Yu Hakusho também ficou apenas nas gavetas da Band.
Em junho de 2005, porém, o Band Kids volta com novo formato, só que somente aos domingos, exibindo dois episódios de CDZ e tendo a volta de Tenchi Muyo. Mas essas exibições ficaram restritas apenas a São Paulo, o que gerou descontentamento de todos. Em 2006, o Band Kids passa a ser exibido nos dias de semana, mas com os mesmos animes (reprises contínuas de CDZ e Tenchi Muyo) e sem nenhuma novidade, e é rapidamente tirado da grade. Enfim, em meados de 2006, a Band inaugura seu novo canal, o PlayTV, com programação dedicada ao público infanto-juvenil. A Band afirma que pretende exibir Animes somente nesse canal.
Por fim, a Band confirma contrato com a distribuidora Cloverway, e adquire vários Animes, entre eles: Trigun, Gungrave, Love Hina, Samurai Champloo, Ranma 1/2 e Heat Guy J, inaugurando assim o programa Otacraze, o primeiro programa de Animes da PlayTV. Para finalizar, a Band ainda volta com o Band Kids aos domingos, com uma surpresa: a enfim estréia de Yu Yu Hakusho (que já havia sido exibido na PlayTV)! Mas como nem tudo é perfeito, essas exibições continuavam sendo restritas apenas a São Paulo, até que em 2007 pode ser exibido em outros estados ás 11:30 de domingo, com Cavaleiros do Zodíaco e YuYu Hakusho, mas depois de um tempo fora do ar novamente, o programa volta ás 11:45 com 2 horas e 15 minutos de duração tendo como atrações Tenchi Muyo, Cavaleiros do Zodíaco, Monster Rancher, A Lenda do Dragão e Mr. Bean: A Série Animada, depois, a Band retirou pela enésima vez o programa do ar, voltando depois de um mês aproximadamente, com apenas: Monster Rancher, A Lenda do Dragão e Mr. Bean: A Série Animada, mas isso durou pouco, o prgrama perdeu muita audiência, sendo retirado do ar um mês depois de seu re-lançamento, mas ainda existe uma esperança, vem cirdulando pela internet sobre a volta do Band Kids, dessa vez um programa maior, de segunda a sábado com exibição de todas as atrações exibidas no Band Kids e no Pic Nick Band (Outro programa da emissora), tem gente que diz que ele ainda exibirá novas atrações, mas, pelo que aparenta, isso é só mais uma fofoca, enfim, é esperar para ver.
Em 2008, com a volta do band Kids, agora todos os domingos, a garotada pode conferir os primeiros episódios de Tenchi Muyo, Os Cavaleiros do Zodíaco, Monster Rancher, A Lenda do Dragão e Mr. Bean, o desenho, porém pouco tempo depois a band voltava a ser retirada do programa do ar.
Agora no final de agosto a band resolve voltar com o programa ao ar. Exibido das 7h00 as 8h00 da manhã, trazendo como atração principal Monster Ranger 2ª Temporada, era apenas tapa-buraco e parou após 1 semana de exibição.

Desenhos exibidos pelo programa :

(Animes )

Dragon Ball Z

Cavaleiros do Zodíaco

Bucky

Tenchi Muyo

El Hazard

Yuyu Hakusho

Monster Rancher

Slayers

(Desenhos Animados)

Cadillacs e Dinossauros

Mr. Bean: A Série Animada

Os Seis Biônicos

Dragões Alados

O Mago

A Lenda do Dragão

fonte: ANMTV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: