Mais da tv


CONTROLE REMOTO
Patrícia Kogut

Filmes
A TV Globo renovou seu contrato com a Fox. De acordo com o novo acerto, que vale até 2014, a emissora terá cerca de 60 títulos de filmes por ano para exibir em sua programação.

Cajazeira de primeira
Andréa Beltrão vai ser uma das três irmãs cajazeiras em “O Bem Amado”, que Guel Arraes vai dirigir para o cinema. O longa-metragem, produção de Paula Lavigne, já está em pré-produção e as filmagens começarão em janeiro. Marco Nanini será Odorico Paraguaçu. Guel está fazendo testes para escalar os demais personagens.

Muito má
Fernanda Machado, longe do ar desde a minissérie “Queridos amigos”, vai voltar em “Caras & bocas”. Ela será a vilã que dificultará a vida da mocinha (Flávia Alessandra) na novela de Walcyr Carrasco.

Propaganda
Pedro Bial começou a gravar ontem em São Paulo a apresentação de “Profissionais do Ano”. O especial, dirigido por José Alvarenga, vai ao ar na Globo e contará a história da propaganda no Brasil.

Ainda o gosto
Juliana Paes, que vai estrelar “Caminho das Índias”, parou de gravar comerciais de cerveja a pedido da Globo. Mas continua no ar com um anúncio antigo, feito em junho.

Ser cineasta
“Simonal, ninguém sabe o duro que eu dei”, filme do “casseta” Cláudio Manoel, vai ser lançado nos cinemas em abril.
Cláudio gostou tanto de dirigir que já estuda outros projetos.

NOTA 10
Para Letícia Colin, pelas cenas dos últimos dias como a Vivi da novela “Chamas da vida”.
Excelente atriz, ela escapou de cair no exagero e olha que era difícil a tarefa.

NOTA 0
Para a maquiagem de filme B de André di Mauro, o Lipe de “Chamas da vida”.
O ator está bem no papel, mas aquele Hipoglós impedia a concentração do telespectador. http://www2.oglobodigital.com.br/flip/?idEdicao…kogut&origem=


OUTRO CANAL
Daniel Castro

Depois da Sky, Net muda grade de canais
Segunda maior operadora do país, a Sky acaba de fazer uma reformulação em sua grade de canais, agrupando-os por gênero de programação. A Net, líder do mercado, fará o mesmo no primeiro trimestre de 2009.
As reformas são necessárias porque novos canais surgiram e ficaram “perdidos”. Na Net, o infanto-juvenil Disney fica ao lado do Canal Brasil, que exibe pornografia de madrugada.
Nas reformas, vários canais mudaram ou mudarão de lugar, menos os da Globosat, que pertence à Globo, sócia de Sky e Net. A Globo News continua sendo o 40, ao lado do GNT.
No caso da Sky, a proteção aos canais da Globo gerou distorções. Há seis canais de “variedades” (E!, People+Arts) entre o último do bloco esportivo, a ESPN Brasil (30), e o SporTV 2 (38). Entre a Globo News e a Band News (98), primeiro do grupo de notícias, há 52 canais.
Fernando Magalhães, diretor de programação da Net, defende a manutenção dos canais da Globosat onde estão. “Eles são do mesmo grupo e estão no mesmo nível de empacotamento. Não são multigêneros. São complementares”, afirma.
Magalhães confirma que os canais “brigam” para ter numeração mais baixa (para ficarem mais próximos da TV aberta). Admite que a mudança tem de ser criteriosa e negociada: “Você pode ajudar ou prejudicar alguém nesse movimento”.
A Sky informa que a mudança facilitou o zapeamento.

INTERPRETAÇÃO
O cantor Lenine participará de “O Natal do Pequeno Imperador”, especial de fim de ano da Globo inspirado na infância de dom Pedro 2º. Interpretará um artista de circo.

TITITI 1
Tem gente espalhando nos bastidores da Globo que Ivete Sangalo teria vetado Wanessa Camargo em um dos “Estação Globo”, programa de fim de ano que ela apresenta, porque a filha de Zezé Di Camargo não está fazendo sucesso atualmente.

TITITI 2
A Globo nega. Diz que a participação de Wanessa foi cancelada porque um dos integrantes da banda mexicana com a qual se apresentaria passou por cirurgia na garganta. E argumenta que Ivete e o pai da cantora são muito amigos.

NÃO DEU
A Globo ficará mais um ano na fila do Emmy Internacional. Não ganhou nada na premiação de anteontem, em que concorria a melhor novela (“Paraíso Tropical”, que perdeu para “Al-Igtiyah”, da Jordânia), ator, atriz e programa de arte.

EXPLICAÇÃO
Um jornalista-figurante de “O Paulistano”, fictícia publicação em que o super Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) trabalha em “A Favorita”, apareceu jogando paciência em seu computador na semana passada. Então é por isso que o periódico é tão ruim. Só Zé Bob trabalha.

CORDAS
O especial “As 10 Mais Sertanejas”, exibido anteontem à noite, derrubou a audiência da Record. Deu 8,8 pontos, contra os 9,8 habituais. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2611200804.htm


Rita e o Rei
A pedido de Roberto Carlos, seu programa de final de ano terá a participação de Rita Lee. É a primeira vez que cantam juntos.
Roberto também quer dividir o palco com a bateria da Beija-Flor, que ainda será contatada. http://www2.oglobodigital.com.br/flip/?idEdicao…20boa&origem=


CANAL 1
Flávio Ricco

O mesmo erro
O Boninho já mostrou o seu valor. Bom diretor, competente, mas – até prova em contrário – não consegue ser mais de um. Muito provavelmente por essas qualidades, ele já é o responsável pelo “Big Brother”, “Estrelas” e o “Mais Você”, da Ana Maria Braga, já há algum tempo no Rio, funcionando mais próximo de suas asas protetoras.
Cuidar de três programas na TV Globo é quase tarefa para um super-herói, coisa que o Boninho não é e, certamente, nem tem pretensões de ser. Agora se ouve que o “Vídeo Show”, diário, também ficará sob os seus cuidados. Loucura. São duas as possibilidades: ou a Globo está sem diretores ou resolveram queimar o Boninho.
Impossível imaginar outra coisa. Sem as mesmas proporções, é o mesmo o que ocorre com o Miguel Falabella. Além de um seriado semanal, como autor e ator, inventaram a novela “Negócio da China”. Deu no que deu. O Boninho agora corre este risco.

Repercussão zero
Um operador da Bolsa de Valores de São Paulo tentou o suicídio durante o pregão na semana passada. Antes disso, telefonou para a mulher, falou com um a um dos filhos e, aí, fez o que fez. Fato noticiado nos jornais e em alguns sites. As emissoras de televisão simplesmente ignoraram ou limitaram-se a rápidos registros. A Globo News, por exemplo, estava lá, com equipe completa e uma repórter.

Na verdade
Existe sim, e todo mundo sabe, um pacto velado entre as emissoras de não divulgar suicídio. Só que este foi um caso diferente, com algumas questões que devem merecer melhor análise: como, por exemplo, numa crise brava como esta de agora, alguém entra armado na Bolsa de Valores? Não quero, e nem posso acreditar que houve por aí uma operação “cala boca”, para atender interesses maiores. Mas o silêncio em torno é, no mínimo, suspeito.

Jornalismo
A Record tem, desde a segunda-feira, um diferencial importante na cobertura das inundações em Santa Catarina. O repórter Roberto Cabrini foi especialmente enviado para lá, para cobrir, por terra, as conseqüências de mais esta tragédia. No “Jornal da Record”, por exemplo, apareceu com água no pescoço. Não acho que era necessário tanto, em todo caso.


Vôo solo
Escalada por Amaury Junior, Daniela Freitas foi sozinha cobrir o “Cruzeiro do Sul challenger”, evento de todos os anos em Itaparica. Trabalho de quatro dias, ouvindo personalidades, celebridades e artistas como Carlinhos Brown, sempre muito difícil de dar entrevista. No ar, durante toda esta semana.

Fim de linha
Rafael Almeida termina agora a sua participação em “Malhação” e, antes de seguir para os Estados Unidos, liderando grupo de 150 meninas, fará uma participação especial no “Por toda minha vida”, da Globo. Ele será o Raul Seixas, aos 18 anos.

Agenda
Vanessa Giácomo encerrou seus trabalhos no filme do “Jean Charles” e já se colocou à disposição da Globo. Ela está confirmada como protagonista da próxima novela das seis, “Paraíso”.

Debaixo d’água
A Rede TV! fez lembrar o SBT nos tempos de Vila Guilherme. A emissora teve vários dos seus setores inundados, em conseqüência da forte chuva que caiu em São Paulo no começo da tarde de segunda-feira.

Vai mal
A Rede 21, que já tem 22 horas da sua programação diária nas mãos de uma igreja, agora resolveu acabar com o seu telejornal e o programa do Larry King nos finais de semana. Mais meia hora vendida para infomerciais.

Último dia
A Record grava até amanhã cenas da novela “Vendetta”, do Lauro César Muniz, em Palermo, na Itália. Miriam Freeland,Tuca Andrada, Gabriel Braga Nunes, Daniella Galli e Nicola Siri participam deste trabalho, que tem direção do Ignácio Coqueiro.

Ibope
O infantil “Bom Dia & Cia.” e o seriado “Chaves”, sempre fazendo a diferença, levaram o SBT ao primeiro lugar durante toda manhã da última segunda-feira. A Globo ficou em segundo e a Record, em terceiro.

Bate-Rebate

…Viagem de férias do Silvio Santos nos Estados Unidos começa mesmo nos primeiros dias de dezembro.
…O “Domingão” fez uma inversão importante na ordem de apresentação dos seus quadros.
…O “Circo dos famosos” entrou na primeira parte do programa, antes do futebol.
…O jornalista Ricardo Valadares está de volta ao SBT. Agora no setor de novelas.
…A Associação dos Cronistas de São Paulo divulgou na segunda-feira os vencedores do seu troféu.
…Muita gente reclama que não conseguiu votar.
…”Tropa de elite”, o filme, será exibido, em 2009, pela tevê fechada no Telecine e pela Record na aberta.
…Ivete Sangalo passou todo o dia de ontem gravando mais um “Estação Globo”.
…A estréia do programa está confirmada para o próximo dia 14.
…Cristiane Oliveira também pode aparecer no elenco da nova novela do Walcir Carrasco na Globo.
…Benedito Ruy Barbosa, por sua vez, está recebendo o diretor Rogério Gomes, Papinha, em Sorocaba, para definir o elenco de “Paraíso”.
…Com o término da segunda temporada de “Mulheres possíveis”, programa da Ingrid Guimarães no GNT, a emissora irá reapresentar as entrevistas que foram ao ar neste período. http://www.tribuna.inf.br/canal1.asp


Bizarrice disfarçada de ciência no Home & Health
Certos programas, mais do que outros, dizem muito sobre quem os está assistindo. E isso nem sempre significa boa coisa. É o caso de “Medicina extraordinária”, exibido pelo Discovery Home & Health. Uma vez sintonizado ali, é difícil mudar de canal apesar de um certo constrangimento: que tipo de voyeur esquisito fica capturado pelas tramas que se sucedem ali? Bem…
Teoricamente, o programa é sobre milagres da medicina, avanços da ciência, a superação dos limites em casos aparentemente insolúveis. Tudo muito bem-feito, com a chancela do Discovery, que sabe $com qualidade. Mas o que se vê é mais uma sucessão de bizarrices do que explicações científicas educativas.
Os casos vão sendo apresentados de maneira a estabelecer um certo suspense. Isso é feito através da edição. Esta semana, por exemplo, primeiro apareceu Ryan, rapaz de 18 anos que sofreu um acidente de carro no qual uma estaca de madeira atravessou seu corpo esmagando vértebras, inutilizando um rim, enfim, fazendo um estrago. Suas chances de sobrevivência eram mínimas. Corta para Cristina, menina que sofre de uma doença $ética que faz com que a sua pele se rompa sozinha ao mínimo toque. Corta para Jerome, um artista/performer (?) que injeta soro fisiológico na testa para formar uma enorme bossa que ele “esculpe” com as mãos ao se apresentar nas ruas de Nova York. As três histórias vão sendo concluídas em revezamento. Ryan fica bom e aparece até jogando tênis. Cristina sobrevive e faz até aulas dança. São dois relatos de superação. Já Jerome…. Ora, o caso dele é de freak show explícito e talvez revele mais sobre as intenções de “Medicina extraordinária” que os outros.


O cerco de se fecha: seqüestrador chantageia Flora
A situação de Flora (Patricia Pillar) vai se complicar cada vez mais agora que “A favorita’ entrará em sua reta final (a novela terminará na segunda quinzena de janeiro). Adaílton, um dos bandidos que Silveirinha (Ary Fontoura) contratou para seqüestrar Lara (Mariana Ximenes), vai voltar à cena. Ele pedirá dinheiro para não contar nada aos Fontini. Flora dirá a Silveirinha que eles têm que matar o bandido. Gonçalo (Mauro Mendonça), a esta altura já alertado sobre a verdade, mas ainda cheio de dúvidas, vai escutar o diálogo.
Mais tarde, Gonçalo e Halley (Cauã Reymond) seguirão Flora até um armazém onde ela terá marcado um encontro com Adaílton. E escutarão quando o bandido chantagear Flora, ameaçando contar tudo sobre o seqüestro de Lara. Se Gonçalo ainda tinha alguma dúvida sobre quem está falando a verdade nessa história, agora ele já tem certeza. http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/


ZAPPING
Fabíola Reipert

Após bronca na TV, “G” cancela ensaio de ex de Susana
Depois que a apresentadora Ana Maria Braga chamou Marcelo Silva de vagabundo, ao vivo, na Globo, e pediu para a mídia não dar mais espaço a ele, a “G Magazine” desistiu de tê-lo nu em suas páginas. Marcelo queria ganhar cachê de R$ 400 mil pelo ensaio, mas a revista paga R$ 40 mil, no máximo. O advogado do ex-policial diz que está estudando a possibilidade de processar Ana Maria.

Sintonia
Paola Oliveira e Reynaldo Gianecchini, que vão estrear o filme “Entre Lençóis”, em que seus personagens fazem sexo o tempo todo, estão entrosados fora das filmagens.

Bem natural
E tudo indica que o entrosamento repentino dos atores não é para promover o filme, não. Os dois foram vistos em Vargem Grande, no Rio, longe dos locais manjados em que ficam os paparazzi.

Tema
Hebe Camargo e Lillian Witte Fibe discutiram o seguinte tema, anteontem, durante o programa da loira, no SBT: quais animais soltam mais ou menos “pum”…???

Atrasado
Protagonista pela primeira vez, o ex-ator global Sérgio Abreu chegou com três horas de atraso ao SBT, ontem, para a coletiva de lançamento da novela “Revelação”, de autoria de Íris Abravanel.

Comentário
Uma colega de elenco comentou em voz baixa: “Ele vive atrasado. O ano todo foi assim nas gravações”. Sérgio disse que estava no consulado dos EUA tentando o visto.

Companhia
Carolina Dieckmann, sem o marido, não desgrudou de Paulinho Vilhena na festa do ator Raoni Carneiro, no Rio. http://www1.folha.uol.com.br/agora/zapping/za2611200801.htm


Entre o bem e o mal
EM “A LEI E O CRIME”, HEITOR MARTINEZ VIVERÁ POLICIAL ACUSADO DE CRIMES
Em seus dois últimos papéis na TV -o vilão Jacson de “Vidas Opostas” (2006/2007) e o mau-caráter Petrônio de “Amor e Intrigas” (2007)-, Heitor Martinez foi parar atrás das grades. Prestes a entrar no ar como o policial Leandro da série “A Lei e o Crime” (Record), Martinez se prepara para voltar a transitar pelo universo que o consagrou: o do submundo. Dono de uma personalidade duvidosa e acusado de diversos crimes, o personagem viverá no limite da lei e fará incursões pela favela que será o cenário principal da trama.
A série estréia em 5 de janeiro, e a história será contada em 16 episódios -ainda não foram definidos os dias em que eles irão ao ar. http://www1.folha.uol.com.br/agora/show/sh2611200801.htm


OLÁ!
Odair Del Pozzo

Tom Zé xinga Caetano
“Caetaaaanooo, vai tomar no c*”, disse Tom Zé, no domingo, no show que fez no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, informa a coluna de Mônica Bergamo, na “Folha de S.Paulo”. O músico anda falando mal de Caetano Veloso, depois que ele o elogiou por causa do recém-lançado CD “Estudando a Bossa -Nordeste Plaza”. “Não, Caetano (…) eu não posso aceitar agora o seu colo e do grupo baiano, que durante todos esses anos me separaram até do que era meu, enquanto gozavam todo o prestígio e privilégios, talvez como ninguém mais neste país analfabeto.” Caetano respondeu ao cantor Tom Zé: “Eu não sou o grupo baiano. Eu sou eu. E você não precisa recusar um abraço meu para ser grato a quem o ajudou. Tá maluco? Eu gosto de você”.

Bom entendedor
Marcelo Frisoni está dando o maior apoio à “cruzada” de Ana Maria Braga contra Marcelo Silva: “A Ana aprendeu comigo a não levar desaforo para casa”, gaba-se ele, sem se estender no assunto.

Alerta vermelho
A verdade é uma só: depois do tsunami que passou na vida de Susana Vieira, a mulherada, de um modo geral, está de orelha em pé e barba de molho. Ui.

Arco-íris
Letícia Spiller e Laura Finocchiaro prometem embelezar a festa do Casarão Brasil, segunda-feira, dia mundial de combate à Aids. Será que o povo da associação GLS, que pretendia fazer da Frei Caneca uma rua gay, vai chamar os síndicos e o padre para o brinde inaugural? A conferir.

Força, Robertão
Mesmo triste pela morte de seu músico Dilonir, o Barbicha, na semana passada, Roberto Carlos canta hoje em São Paulo, em show fechado.

Nobres e súditos
Para a gravação do especial de fim de ano da Globo, dia 11, no HSBC Arena, no Rio, já está decidido. O público pagante ficará distante. Perto do Rei, só os convidados.

Ah, claro
Flora Gil diz não querer mais trio elétrico, em Salvador, por cansaço, não por falta de patrocínio. No tempo em que Gilberto Gil era ministro, ela tinha mais disposição, né? Flora quer tomar sorvete.

Sai pra lá
O escritor José Saramago disse que nunca precisou ler Paulo Coelho para se acalmar: “Uma boa doença vale por toda obra do Paulo Coelho”, afirmou, brincando. Saramago andou doente por esses tempos. http://www1.folha.uol.com.br/agora/ola/ol2611200801.htm


CANAL ZAP
Kelly Valente/TV Press

De volta às novelas
Sem fazer novelas desde 2003, quando interpretou a Rosita de “Kubanacan”, da Globo, Ingrid Guimarães está confirmada no elenco de “Caras & bocas”, próxima trama das 19h da emissora. Na história, a atriz será Simone. “Ela é sócia de Daphne, personagem da Flávia Alessandra, que será a protagonista da história”, adianta Ingrid, atualmente no ar com a personagem Leandra Borges, no “Fantástico”.

Nacional
Ontem, foi realizada a coletiva de imprensa “Revelação”, próxima novela do SBT, que estréia dia 8 de dezembro. A emissora considera que se a trama de Íris Abravanel alcançar metade da audiência de “Pantanal”, já será um bom resultado. A autora está confiante com o trabalho de estréia na teledramaturgia. “O que me motivou a escrever ‘Revelação’ foi a vontade de fazer algo diferente. A dramaturgia no SBT estava enraizada com a Televisa e as pessoas não tinham a possibilidade de desenvolver a criatividade”, diz. Cada capítulo custa cerca de R$ 200 mil e a novela está quase toda gravada.

Mudança
Os especiais de Renato Aragão “Uma noite no castelo” e “A volta dos que não foram” serão exibidos a partir de janeiro na Globo. Antes, o primeiro iria ao ar como parte da programação de Natal.

Morando com o perigo
Na novela de Lauro César Muniz, substituta de “Chamas da vida”, da Record, a partir de março, Daniela Galli será Marina, mulher do mafioso Tony, vivido por Gabriel Braga Nunes. As primeiras cenas estão sendo gravadas em Palermo, na Itália, onde a equipe fica até amanhã.

Rápidas

– No “Vídeo show”, Bruna Marquezine, Raoni Carneiro e Luciana Mizutani mostram o que aprenderam de kung fu para interpretarem seus personagens em “Negócio da China”. No ar às 13h45, na Globo.

– O “MTV na rua” fala sobre os títulos de filmes que são distorcidos na tradução para o português e quer saber qual é o título mais estranho de que as pessoas lembram. No ar às 18h, na MTV.

– Em “House”, um estudante perde as forças misteriosamente. House e sua equipe tentam identificar o que está provocando os sintomas no adolescente. Foreman e Cameron vão até a casa do jovem para ver se ele usa alguma droga e não encontram nada. No ar à meia-noite, na Record.

FOI BEM
A cena em que Catarina, de Lilia Cabral, deu um tapa na cara do preconceituoso Léo, de Jackson Antunes, no capítulo da última segunda-feira de “A favorita”, da Globo. O texto estava bem escrito e as atuações foram ótimas.

FOI MAL
A falta de articulação com as palavras de Marcos Palmeira. Ao falar o texto de Bento, seu personagem em “Três irmãs”, da Globo, o ator parece não completar as palavras. http://www.tribunademinas.com.br/dois/zap.php


O canal do Kajuru: WebTV do jornalista estréia no dia 1º
“Agora que eu não saio mais do ar.” Essa é a frase que o jornalista Jorge Kajuru mais gosta de dizer quando explica como será a TV Kajuru, seu canal de televisão na internet. Estréia no dia 1º de dezembro no endereço www.tvkajuru.com.
A “webemissora” já tem sete atrações confirmadas. Dessas, Kajuru apresenta quatro. A principal é a Kajuru Virou TV, que será exibida ao vivo de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas. Ele também terá o talk-show Cadeia Elétrica e o Show do Milzinho, em que o internauta deverá acertar 11 perguntas para faturar R$ 1 mil.
Também está confirmada a mesa-redonda TV Kajuru Pós-Globo, que entrará ao vivo após os jogos da rodada.
Semanais: o ex-jogador Sócrates comandará o programa Papo com o Doutor (já foram gravadas entrevistas com Chico Buarque e Ciro Gomes), a ex-panicat Tânia Oliveira apresentará o feminino Bom te Ver, e Joel Datena terá o Coração de Pescador, sobre pescaria.
Kajuru diz que a TV é como um filho. Para colocá-la na web, ele diz ter contado com a ajuda financeira de três patrocinadores e dos seus amigos Adriane Galisteu, José Luiz Datena e Ratinho. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/2008112…_imp283627,0.php?

Íris quer meio ibope de Pantanal
Otimista para o lançamento de sua primeira telenovela, Revelação (com estréia anunciada para o dia 8, no SBT), Íris Abravanel tentou negar, mas admitiu que ser mulher de Silvio Santos é, sim, uma vantagem. “Abriu algumas portas, com certeza”, disse a primeira-dama do SBT ao Estado.
Para Íris, se o folhetim atingir metade da audiência de Pantanal, que tem chegado aos 12 pontos, estará ótimo. Já o diretor de teledramaturgia do SBT, David Grinberg, aposta no mesmo sucesso de Pantanal. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/2008112…t_imp283628,0.php

Entre-linhas

Qual o evento de maior audiência da história? E o piloto de série mais caro de todos os tempos? A edição 2009 do Guinness World tem uma seção dedicada a recordes de TV.
Aos curiosos, as respostas são: funeral da princesa Diana e o 1º episódio de Lost, que custou “apenas” US$ 12 milhões.
A partir de fevereiro, o canal Boomerang exibirá todos os dias, às 17h e às 22h, a novela Dance, Dance, Dance, da Band.
A idéia do canal é investir em mais produções infanto-juvenis, dado o sucesso de audiência da série Rebeldes. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/2008112…t_imp283629,0.php

BOLADA
O vencedor do Campeonato Brasileiro de futebol vai receber um cheque de R$ 1,5 milhão do Clube dos 13, no dia 8 de dezembro. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2611200807.htm


PAPO DE BOLA – PAPO DE MÍDIA
Edu Cesar

JUBILADOS
Na última segunda-feira, a RBS fez aqui em Porto Alegre o tradicional evento dos Jubilados, que é uma homenagem anual a funcionários do grupo que completam 10, 15, 20, 25 e quantos anos mais de cinco em cinco vierem de participação nas empresas dele. Alguns profissionais esportivos participaram desta homenagem: com 10 anos de RBS, Fabiano Baldasso (Rádio Gaúcha), Felipe Bortolanza (Diário Gaúcho), Glauco Pasa (RBS TV) e Jader Rocha (RBS TV e TVCOM); 20 anos, Paulo Brito (RBS TV); 25 anos, Adroaldo Guerra Filho (TVCOM, Diário Gaúcho e Rádio Gaúcha); e 30 anos, Ruy Carlos Ostermann (Rádio Gaúcha e Zero Hora).

Já na noite de ontem, também aqui, saíram os vencedores do Prêmio Press, promovido pela Editora Press & Advertising para os melhores do jornalismo gaúcho neste ano. Cinco profissionais esportivos que concorriam saíram vencedores: em repórter de jornal/revista, Alfredo Possas (Correio do Povo); em repórter de rádio, Luciano Périco (Gaúcha); em comentarista de rádio, João Carlos Belmonte (Bandeirantes); em narrador esportivo, Marco Antônio Pereira (Gaúcha); e em plantão esportivo (Troféu Antônio Augusto), Flávio Fiorin (Guaíba), que foi representado pelo chefe Luiz Carlos Reche.

Peguei essa zapeando pelos canais no fim da tarde: no “Bate-Bola” da ESPN Brasil, Paulo Andrade brincou em cima da “curiosidade curiosa” de que Villarreal x Manchester United foi o terceiro jogo seguido que narrou sem um gol sequer (os outros foram Chelsea x Newcastle e Aston Villa x Manchester United).

Os leitores Fausto Teixeira da Silva e Rodrigo Barreto corrigem um equívoco do Rodinei Campos da Silveira, que registrei na coluna de ontem: foi Bruno Souza, e não Sérgio Maurício, que narrou a Fórmula Superliga domingo passado no Sportv. Bem que, ao acordar rapidamente por uns minutos na manhã de domingo, jurei ter ouvido o Bruno quando zapeei pelos canais. Agora tenho a confirmação disso.

Na cobertura das enchetes em SC pela Band, uma figura que revi e há horas não sabia onde estava foi Eudes Júnior, ex-repórter esportivo da Globo Minas. Como o microfone dele tinha apenas o logotipo da Bandeirantes, presumo que ele esteja na matriz e não na TV Barriga Verde (Band SC). Nesta, quem está é – “curiosidade curiosa” – um repórter chamado Sérgio Guimarães, homônimo do repórter carioca.

Tem Liga dos Campeões ao vivo na Record hoje, sim. Mas não na TV Record e sim na Record News, com Bordeaux x Chelsea, às 17h45min. Segundo nota da Máquina do Esporte, uma hipótese para essa transferência da UCL pra News e rodada dupla da Copa da UEFA na TV Record seria a melhor audiência obtida pelo torneio secundário em relação ao principal na Grande SP. Foi citado o exemplo dos melhores índices de cada torneio: na UEFA, em Milan x Braga, com 7 pontos de média, 11 de pico e 13% de participação; na UCL, em Real Madrid x Juventus, com 5 de média, 10 de pico e 9% de participação.

Essas transmissões da Copa da UEFA, amanhã, são chances que tenho para ouvir a chamada do Mundial de Clubes, que o leitor Júlio César Bueno registra ter ouvido em duas transmissões anteriores (as quais não acompanhei). Respondi a ele na caixa de comentários achar estranho a Record, em detendo um evento deste naipe, não divulgá-lo de forma mais ampla. Depois, nosso conviva Rafael Dutra, que fala com conhecimento de causa quando o assunto é Record, comentou que a falta de divulgação pode ser devido a análises sobre o potencial de audiência do campeonato. Se for por essa lógica, então que passem o Mundial inteiro na Record News e, na TV Record, apenas as partidas do Manchester United, único dos participantes com um potencial de obter boa audiência. LDU e afins, tu esquece.

Não sei se está assim há algum tempo pois fazia horas que não ligava neste jornal, mas ao menos esta semana o esporte do “Fala Brasil” tem sido apresentado, de São Paulo mesmo, pelo Maurício Torres.

Internacional x Cruzeiro será o jogo regionalizado de domingo na Globo, anunciou Rogério Corrêa no “MGTV” das 19h de anteontem. E obrigado ao leitor Adriano Alves pelo adendo.

Falando em Inter, hoje abre a final da Copa Sul-Americana. Em canal aberto, a Band passa para todo o Brasil. A Globo mostrará só aqui no RS, via RBS, enquanto passa em todo o país o filme “Match Point”. O leitor Giovanni Santos diz que, no “Bate Bola” de domingo, na TVCOM, Paulo Brito disse que a partida seria transmitida para todo o Brasil pela Globo. Presumo que o “feito!” tenha se enganado, pois consultei páginas de diversas afiliadas globais (RPC, Globo Minas, TVCA, TV Bahia, Verdes Mares etc.) e todas elas confirmam a exibição do filme. Rede, mesmo, só pela Bandeirantes.

Por isso mesmo, o fato estranho – por ser uma transmissão regionalizada – da Globo ter escalado sua força máxima para a partida desta noite, com Arnaldo Cézar Coelho, Falcão e… Galvão Bueno (wow!). É! Galvão e tudo, rapaz! Isso, que o homem passou o ano inteiro praticamente restrito à trinca Fórmula 1, Seleção e Jogos Olímpicos (ele chegou a narrar jogos de clubes nacionais neste 2008? Não lembro). http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20081126.htm


A TRAGÉDIA
O “Jornal da Record” deu Roberto Cabrini nas águas, na escalada. O “Jornal da Band” abriu com “Governo mobiliza Forças Armadas”. O “Jornal Nacional”, com “Cidadãos e empresas sem luz e sem gás”. Em todos, relatos da “tragédia que só faz crescer”.
No exterior, a BBC abriu uma página para as imagens enviadas por brasileiros. E tanto Wikipedia em inglês quanto Wikinews lançaram cobertura.

PACOTE PARA A TV?
O “Variety”, semanário da indústria cultural dos EUA, já se pergunta, em título, se as “Redes precisam de resgate?”. Sublinha que ABC, NBC e CBS já não vinham bem, com queda de audiência, e a crise financeira, atingindo “três dos maiores anunciantes”, GM, Ford e Chrysler, formou “tempestade perfeita”.

A FOX CONTINUA
O canal de notícias Fox News segue líder de audiência na faixa -e com pesquisa Zogby dizendo ter a confiança de 39,3% contra 16% da CNN. E seu diretor admitiu ao “Los Angeles Times” que “todo presidente precisa de tempo”, comentando a notícia de que ele instruiu a redação a conter os ataques a Obama. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2611200820.htm


GLOBO GRAVA “DECAMERÃO”
Drica Moraes e Matheus Nachtergaele em “Decamerão”, especial que a Globo exibe em 2/1 e que pode virar série em 2009; as gravações, no RS, terminaram anteontem


Carol Dieckmann de micro-biquíni
Atriz foi a sensação na praia do Abricó. Com um biquíni pequeno, Carol gravou cenas de ‘Três Irmãs’ na praia conhecida pela prática de nudismo

FILMES

Barbie Fairytopia – Mermaidia
SBT, 14h15; classificação indicativa não informada. (Barbie Fairytopia – Mermaidia). EUA, 2006, 75 min. Direção: Wlather P. Martishuis.
Uma fadinha do campo é procurada por outra fada que necessita de ajuda para ajudar um príncipe do mar que foi capturado por fungos. Animação sob as asas da franquia Barbie.

Pode Me Chamar de Noel
Globo, 16h10; livre. (Call Me Claus). EUA, 2001, 90 min . Direção: Peter Werner. Com Whoopi Goldberg, Nigel Hawthorne.
Uma produtora de televisão contrata um Papai Noel para seu programa de telecompras. Mal sabe ela que está contratando “o” Papai Noel em pessoa e, pior, que ele precisa achar um sucessor, pois está com 200 anos e na hora da aposentadoria (bem se vê que o filme não é brasileiro: aqui, ninguém mais se aposenta). Como se vê, a Globo por algum motivo já vai antecipando as comemorações natalinas.

Match Point
Globo, 22h10; classificação indicativa não informada. (Match Point). Inglaterra/EUA, 2005, 124 min. Direção: Woody Allen. Com Jonathan Rhys Meyers, Scarlett Johansson, Alexander Armstrong.
Antigo jogador, hoje professor de tênis (Rhys Meyers), aproxima-se da bela aluna Johansson, namorada de um amigo e muito bem de vida. A fama como tenista ajuda-o a penetrar no meio social mais elevado. O restante será um esforço constante e bem-sucedido de alpinismo social que Woody Allen mistura com um tanto de suspense e outro tanto de Dostoiévski, uma de suas paixões. Mesmo quem como eu não o considera o máximo de Allen percebe que está muito acima do que a TV propõe habitualmente. Inédito.

Intercine
Globo, 2h25. Para quarta, a disputa programada é entre “O Rancho da Esperança” (2004, de Rex Piano, com Bruce Boxleitner, Lorenzo Lamas, Barry Corbin) e “Ventos Diabólicos” (2003, de Gilbert M. Shilton, com Joe Lando, Nicole Eggert, Erica Durance). (IA) http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2611200802.htm

ESPORTE

17:00 – Futebol, Mundial Feminino Sub-20: Argentina x França – TERRA (Internet)

17:00 – Futebol, Mundial Feminino Sub-20: EUA x China – TERRA (Internet)

17:45 – Futebol, Liga dos Campeões da Europa: Bordeaux x Chelsea – RECORD NEWS e ESPN

17:45 – Futebol, Liga dos Campeões da Europa: Internazionale x Panathinaikos – ESPN BRASIL

20:00 – Futebol, Liga dos Campeões da Europa: Sporting x Barcelona – ESPN (VT)

20:00 – Futebol, Mundial Feminino Sub-20: Nigéria x Chile – TERRA (Internet)

20:00 – Futebol, Mundial Feminino Sub-20: Inglaterra x Nova Zelândia – TERRA (Internet)

20:45 – Handebol, Nacional Masculino: São Bernardo x Pinheiros (semifinal) – ESPN BRASIL

22:00 – Futebol, Copa Sul-Americana: Estudiantes x Internacional (final, ida) – RBS (RS), BAND e SPORTV

22:30 – Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Orlando Magic – ESPN

23:30 – Futebol Americano, NFL: Arizona Cardinals x Philadelphia Eagles – BANDSPORTS

1:00 – Futebol, Liga dos Campeões da Europa: Atlético de Madrid x PSV Eindhoven – ESPN (VT)

1:00 – Futebol, Liga dos Campeões da Europa: Liverpool x Olympique de Marselha – ESPN BRASIL (VT) http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20081126.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: