Canal jovem Play TV volta à Sky e quer público da MTV

Fernanda Pereira Carneiro, Jornal do Brasil

 

RIO – Quando se pensa numa emissora moldada para um público adolescente, a resposta vem com três letras: MTV – famosa por ter popularizado os clipes. Sem deixar de lado os vídeos musicais, mas se apoiando em outro tipo de vídeo (o game), a Play TV tem apelo distinto.

Quer conquistar o público adolescente que baba por novidades do cinema e do mundo pop. Após um pause de quatro meses, em que esteve fora do ar – a passagem pela Rede 21, comandada pelo Grupo Bandeirantes, teve seu contrato rompido – a Play tem toda a programação na grade da Sky, com transmissão 24 horas para todo o Brasil.

Diretor de programação, Mário Ribeiro, que trabalhou durante 10 anos na MTV, afirma que o canal tem algumas semelhanças com a concorrente, mas que o conteúdo das suas atrações é outro.

– O público alvo é parecido, pois tratamos de assuntos como música e comportamento, mas queremos ir além do padrão convencional – define Ribeiro.

– Voltamos agora, mas tenho uma grande experiência com os jovens e fico atento ao dia-a-dia deles, não é uma área em que estou caindo de pára-quedas.

“O jogo quebra o clima”

Entre as atrações de maior audiência está o Combo, fala+joga, no ar há três anos e atualmente apresentado pelo rapper Xis, de segunda-feira a domingo, às 21h30.

Os entrevistados falam sobre suas carreiras, projetos, curiosidades e participam simultaneamente de uma partida de video game. A pouca intimidade de alguns com os jogos escolhidos acaba criando um clima de descontração no estúdio.

– Já aconteceu de perdermos a entrevista por conta do jogo. A maioria das pessoas não sabe jogar, mas o Badauí, do CPM22, joga muito bem – relembra Xis.

– O diretor pirou: “Joga, mas fala! Não esquece a entrevista!”. Acaba sendo muito engraçado.

Ribeiro também aposta no clima informal da atração.

– O interessante é que o jogo quebra o clima sério da entrevista, unindo informação e entretenimento. Estamos tentando implementar essa novidade na TV, apesar de o mercado de videogame ser mais forte nos EUA. Os convidados adoram, vem gente de todas as áreas, de Ivete Sangalo a quadrinistas.

A emissora também investe no cinema, com os programas Cineplay (de segunda-feira a sexta-feira, às 20h30), Cinemaplay(sábado, às 12h30 e 0h30, e domingo, às 7h e às 20h30) e DVDplay (sábado às 20h30 e domingo às 12h30 e 0h30) que abrangem tudo o que acontece no universo cinematográfico.

Com os bastidores das maiores produções mundiais, estréias de filmes, lançamentos de DVDs e entrevistas exclusivas com grandes atores e diretores, quem comanda a atração é Lynn Court, filha do cantor e compositor Ritchie. Mas a carioca mostra que suas raízes musicais foram além das canções.

– Quando comecei na Play TV apresentava o Vale 10, com os melhores clipes da programação, e também o Cineplay – comenta Lynn.

– Mas na Sky os programas cresceram e tivemos de dividir com a Tatiana Dumenti, que já apresentava outros programas de música no canal. Amo cinema, é um hábito para mim. Sempre que recebo as pautas corro para o YouTube para assistir aos trailers e ficar por dentro de tudo.

De um extremo a outro

Se Lynn teoricamente mudou de tribo, Tatiana também foi de um extremo ao outro. Modelo internacional, a jovem decidiu deixar as passarelas e entrar com tudo na TV. Há dois anos no canal, ela já passou pelos programas Disparada e Vitamina T (atualmente fora da grade), e no momento apresenta a parada musical Vale 10 (de segunda-feira a domingo, às 19h30).

– No programa chamo os clipes e dou pequenas notícias – adianta Tatiana.

– O que era um universo distante do meu passou a ser uma paixão. Sempre que posso dou sugestões e até já me aventurei escrevendo roteiros. Não vejo a hora de o público poder participar e interagir comigo.

O diretor de programação revela que a vontade de Tatiana faz parte dos novos projetos do canal.

– Queremos abrir o programa para que os telespectadores possam votar e escolher os clipes – diz Ribeiro.

– As pessoas falam muito em interatividade, mas acho que é um conceito que ainda está sendo construído. Acredito que ninguém ainda tenha dado o pulo do gato nessa questão. Essa relação público-apresentador ainda é uma incógnita. Estamos avaliando as opções para saber o que pode funcionar.

Além das atrações comandadas pelos apresentadores, há também os programas Playlist (de segunda-feira a domingo, às 19h), em que cada dia um artista diferente é convidado, escolhe e apresenta os clipes; o Gametv (de segunda-feira a sexta-feira, às 20h45), em que a equipe do canal cria videoclipes a partir de imagens de games; Combo Clássicos (de segunda-feira a domingo, à meia-noite), com as melhores entrevistas do Combo fala+joga nos três anos de programa, e as faixas de clipes com diferentes conceitos, que vão desde o Balada (sábado e domingo, às 22h), com uma seleção para agitar o fim de semana, até o Lounge (sábado e domingo, à 1h30), com músicas calmas e clipes mais leves.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: