Animes para 2009

Preview 2009: Tv Aberta – Poucas Novidades

Começa aqui o Preview 2009, uma série de posts a serem liberados diariamente, que tentarão catalogar as principais novidades do mundo anime, mangá e tokusatsu no mercado brasileiro para esse ano de 2009. Assim como no ano passado, faremos um PodCast reunindo todos os previews, só que, como ainda estamos fazendo aulas com a nossa fonoaudióloga, o Pod ainda não está pronto.

 

Para começar, falaremos de tv aberta. Seria mais sensato começar com as novidades da tv paga, devido à quantidade de estréias serem bem maior, mas não podemos negar que a tv aberta ainda é a principal vitrine para os seriados japoneses em nosso país. Infelizmente, não teremos uma avalanche de lançamentos como a alguns anos atrás, mas o que está por vir poderá servir para despertar o interesse da molecada por produções japonesas. Sem dúvida nenhuma a maior novidade será Ryukendo. Depois de 2 anos de espera, finalmente o tokusatsu foi comprado pela Rede Tv! no fim do ano passado.

A estréia era pra ter ocorrido neste mês de dezembro, mas alguém da emissora resolveu atropelar os planos e Ryukendo deverá dar as caras até março deste ano. A série tem qualidade regular, é bem focada no público infantil (principalmente o visual dos personagens – tudo de brinquedo XD) e aí estará o maior desafio do canal: conseguir chamar a atenção da garotada pequena (que é o público forte para esse tipo de série) em horários que geralmente são permeados por progamas religiosos caça-níqueis e televendas com produtos de qualidade duvidosa. A tarefa de Ryukendo não será fácil, e pra amenizar as coisas, temos na emissora o já consolidade Pokémon, que vem segurando a peteca e sobrevivendo na programação do canal como nenhum outro enlatado. Para esse ano a emissora já tem preparado as novas temporadas do anime, que continua sendo exibido sem reprise desde que chegou ao canal em julho de 2008.

No SBT, as expectativas estão em cima da estréia da segunda (e mais empolgante) temporada de Naruto. Os episódios estão dublados a séculos, mas ninguém sabe porquê não foram ao ar ainda, nem pelo SBT nem pelo Cartoon. Segundo os licenciantes, os novos capítulos chegam em fevereiro, e é melhor estarem mesmo certos, já que o anime sofre um desgaste como nunca antes outro teve em nossa tv (tá certo, talvez a primeira fase de Dragon Ball, pelo próprio SBT =P): começou como líder de audiência e caminha para 2 anos de reprises, o que minguou o público e esfriou o que poderia ser uma das febres mais rentáveis por aqui. Além de Naruto, existe também a expectativa da exibição do anime As Meninas Superpoderosas Geração Z, devido à parceria do canal com a Warner. Uma informação que pegou muitos de surpresa eram as negociações do SBT para aquisição das séries Saint Seiya (clássica e Hades). A negociação realmente existiu, mas não há nada fechado. E outra: uma outra emissora que começou a investir no gênero entrou no páreo, mas não temos como dar o desfecho da história. Vamos aguardar as notícias oficiais.

Na Globo tudo é permeado de mistérios. O canal sempre compra suas animações sem avisar, e coloca no ar da mesma forma. Certo mesmo, somente a aquisição de Yu-Gi-Oh! GX, conforme anunciamos aqui no JBox em primeira mão, e alguma temporada de Power Rangers que já é tradicional. As “surpresas” que podem chegar atendem pelo nome de Dinossauso Rei e Digimon Data Squad, esse último podendo ser exibido somente após a janela de alguns meses após a estréia no Jetix. Na geladeira do canal estão todos os movies de Dragon Ball Z, dos quais exibiu somente alguns. Com a chegada do filme nos cinemas, é bem provável que ela descongele o material e coloque no ar.

Kamen Rider Dragon Knight deverá chegar na tv aberta apenas no fim deste ano. A série já está vendida para um canal aberto, mas o anúncio será feito pela Adness (produtora do seriado) em release oficial. Só não sabemos quando… Mas sabemos o canal. =D

Da Band e Record não dá pra esperar muita coisa, mas é bom ficar de olho aberto (principalmente na primeira). A tv aberta pode ser o campo onde as estréias estão mais raras e difícies (saudades da Manchete T_T), mas não há duvidas que é ali onde os heróis japoneses se popularizam. Amanhã, o nosso preview abordará os lançamentos em DVD. Até lá! =D

jbox.com.br

j

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: