Mais da tv ,saindo ddo forno


Escritor Ruy Castro diz que o especial da Globo é igual a seu livro
Exibido pela Rede Globo no dia 23 de dezembro, para alegrar o Natal das famílias, o especial ‘O Natal do Menino Imperador’ tirou a fome do escritor Ruy Castro para a ceia. A história, escrita para a TV por Péricles Barros, e dirigida por Denise Saraceni, deixou Ruy mais do que intrigado devido às alegadas semelhanças com seu romance ‘Era no Tempo do Rei’ (Ed. Alfaguara), publicado em novembro de 2007 — portanto, mais de um ano antes da exibição do especial natalino.
Em artigo publicado ontem no jornal Folha de São Paulo, Ruy conta que foi aconselhado por amigos a assistir ao programa mas não conseguiu terminar, tamanha a semelhança entre as histórias. Sob o título de ‘Coincidências’, o escritor se vale da ironia para dizer que copiaram o enredo de seu livro.
Comparando oito passagens das duas versões, em ordem cronológica, e atentando para as enormes semelhanças, Ruy levou a crer que a única diferença entre as duas obras é que em seu livro o protagonista é Dom Pedro 1º, ainda menino, enquanto na televisão é Dom Pedro 2º. “Histórias de príncipes e plebeus são comuns na literatura e na TV, mas essa coincidência de minúcias ameaçava me tirar o apetite para o Natal”, escreveu Ruy.
Através de nota oficial da assessoria de imprensa da Rede Globo, o escritor Péricles de Barros, roteirista da emissora há mais de dez anos, afirma que seu texto foi entregue ao núcleo dirigido por Denise Saraceni entre março e maio de 2007, seis meses antes do lançamento do livro de Ruy. A emissora diz que pretendia exibir o especial ainda naquele ano, mas acabou adiando. E que, por ter escrito antes, Péricles não tinha condições de conhecer o romance.
Ao saber da posição da emissora, Ruy comentou, em tom irônico: “Se a Globo falou, está falado. Só espero que então não me acusem de estar plagiando eles”. E completou: “Aconteceu na antevéspera do Natal e só agora eu tive saco para escrever sobre isso. O episódio se encerrou. Se a Globo tratou com naturalidade, não vou além do que escrevi”.
Segundo Ruy, as duas histórias retratam o imperador na infância que, entediado, foge do palácio, passa por encrencas anônimo e é salvo por um menino escravo. Os dois tornam-se amigos e o imperador inveja a liberdade de seu novo companheiro. http://odia.terra.com.br/cultura/htm/escritor_r…_livro_223727.asp


No fim, “Favorita” deixa a lanterna no Ibope
Com a exibição do último capítulo de “A Favorita”, hoje à noite, a Globo se despede de um pesadelo. Por pouco a novela do novato João Emanuel Carneiro não foi encurtada. Escapou do “facão”, mas poderia ser mais longa. Seu encerramento em janeiro, mês de férias, é totalmente atípico, porque isso pode prejudicar a sucessora.
“A Favorita” acumulava, até a última segunda, média de 39,3 pontos na Grande São Paulo. É a segunda pior audiência da faixa mais nobre da Globo nesta década. Só ganha de “Esperança” (2002), que registrou 38.
Parcialmente ofuscada por “Os Mutantes”, da Record, “A Favorita” teve a pior estreia da história das novelas das oito. A Globo teve que relançá-la, dois meses depois, encerrando a ambiguidade sobre quem era vilã (Flora, Patrícia Pillar) e mocinha (Donatela, Cláudia Raia), em capítulo que parecia planejado para ser o último.
Mas sua recuperação só ocorreu mesmo após outubro, com o sucesso de Flora e a derrocada de “Os Mutantes”.
“A Globo trabalhou muito por “A Favorita”. Fez um fracasso para seus padrões parecer um grande sucesso. Tem um império de comunicação com esse propósito. É muito difícil concorrer com esse império”, desculpa-se Tiago Santiago, autor de “Os Mutantes”, que em agosto prometera fazer o possível para que “A Favorita” fosse o pior ibope das 21h da Globo. O bom trabalho de Patrícia Pillar é a única unanimidade. As opiniões sobre a novela se dividem. Uns a acham inovadora. Outros, superficial e toscA.
Para Silvio de Abreu, autor da Globo e ex-supervisor de João Emanuel Carneiro, “A Favorita” sofreu por ter arriscado. “A maneira de contar a história foi a novidade. A história evoluiu ao mesmo tempo em que os problemas eram encadeados, e os personagens iam se revelando de uma maneira sempre surpreendente. A narrativa foi subvertendo os mitos apresentados no início, como se fosse o reflexo contrário do espelho: a mocinha era a vilã, o homossexual gostava de uma mulher; o político corrupto encontra a redenção. Fugiu-se dos clichês”, diz. Abreu, porém, diz que faltou humor à trama.
Lauro César Muniz, autor da Record, também elogia Carneiro. “Entre os jovens autores, é o mais promissor. Transita bem pela comédia e pelo drama policial. Mas falta coragem e depuração de estilo para se tornar um grande roteirista. Coragem para abandonar certas facilidades e livrar-se de estruturas esquemáticas”, afirma, lembrando o excesso de cenas copiadas de filmes e séries (até “Chapolin” apareceu numa fala).
Para Muniz, “com todos os defeitos e problemas, “A Favorita” foi a melhor novela da Globo nos últimos anos”.
Carneiro (que não quis falar com a Folha) indicou no site da Globo que Flora não morre. Muniz e Abreu aprovam. “Eu faria com que ela saísse impune e vitoriosa”, sugere Abreu. “Flora merece passar o resto dos dias ouvindo em tempo integral “Beijinho Doce” cantado por Donatela e João Emanuel”, propõe Muniz, cruel. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1601200921.htm


OUTRO CANAL
Daniel Castro

“A Favorita” tem “CPI” e estresse no final
Apesar da alta no Ibope, foram muito tensos os bastidores nas duas últimas semanas de “A Favorita”. O “ponto alto” foi o vazamento do final da novela, antecipado na semana passada pelo jornal “O Dia”, do Rio.
A Globo praticamente instalou uma “CPI” para apurar quem vazou o último capítulo. Até a cúpula da área artística se envolveu na investigação.
Para reduzir riscos, pouco mais de uma dezena de profissionais, entre atores e produtores, teve acesso ao último capítulo. Anteontem, a lista de suspeitos pelo vazamento já tinha sido reduzida a três nomes. Se conseguir provar a autoria, a Globo ameaça com demissão.
O vazamento acabou tirando a novela da capa de uma revista semanal. Irritado, o autor João Emanuel Carneiro prometeu mudar pelo menos uma parte do final. Pela nova versão, não será mais Lara (Mariana Ximenes) quem atira em Flora (Patrícia Pillar), que não morre.
O novo final seria gravado ontem. O diretor-geral da novela proibiu a própria emissora de fotografar as cenas.
Sobrou estresse até para o bem-intencionado departamento de chamadas. A área foi repreendida por veicular, logo após o capítulo de terça, uma chamada que acabava com todo o suspense da ação daquele dia, mostrando que Donatela (Cláudia Raia) não morreu e que Flora, enfim, confessou seus crimes em um teatro, o que só iria ao ar na quarta.

MUTAÇÃO 1
Por muito pouco a Record não cancelou a terceira temporada de “Os Mutantes”. Nesta semana, o bispo Honorilton Gonçalves, número um do artístico da emissora, convocou uma reunião e comunicou que a novela, em baixa no Ibope, acabaria em março.

MUTAÇÃO 2
Tiago Santiago, autor da história, lançou um discurso sentimental e convenceu Gonçalves a voltar atrás. Mas “Mutantes 3” será curta. Acaba em julho.

MUTAÇÃO 3
A história será outra. Sai de São Paulo e vai para o Rio. Troca o realismo fantástico pelo realismo. O elenco muda, com Renata Domingues como protagonista. O título também: “Promessas de Amor”. Dos mutantes, só sobram os jovens.

MODELO
Mais ou menos nos moldes da Globo, a Band passará a ter um comitê “para recomendar e criticar a programação”, de acordo com o vice-presidente Marcelo Meira. O “órgão” reunirá executivos do artístico, comercial e programação.

PODEROSA
Meira nega que Elisabetta Zanatti tenha perdido prestígio com a nomeação de Hélio Vargas diretor de programação, área antes sob o guarda-chuva da executiva, que agora fica “só” com artístico e produção. “A Elisabetta está bem. É uma comandante competente”, diz.

MUDANÇA
A MTV vai transmitir na madrugada de quarta o evento “Be the Change: Live from the Inaugural”, show comemorativo da posse de Barack Obama. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1601200904.htm

NEM NÓS
Baixou o “Big Brother” no “Fala que Eu Te Escuto”, da Record, na quarta. Com imagens da atração global tiradas da internet, o programa discutiu se os participantes de reality shows “o fazem por fama, ganância ou diversão”.
Por telefone, telespectadores reclamavam da falta de conteúdo cristão na TV, quando um dos pastores-apresentadores disparou: “Mas se colocar um reality show cristão no ar, nem os cristãos vão assistir”. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1601200907.htm


PAPO DE BOLA – PAPO DE MÍDIA
Edu Cesar

Deu no “Painel FC”, de Ricardo Perrone, na Folha de S.Paulo: em reunião do Clube dos 13, o Coritiba propôs que 20% do dinheiro arrecadado pelo PPV do Campeonato Brasileiro fosse rateado entre todos os times, mas Ataíde Gil Guerreiro, dirigente do São Paulo, barrou de cara a iniciativa.

Falando em PPV, um bom amigo narra que foram definidas as primeiras escalas do Campeonato Mineiro no PFC, com poucas novidades. Marcos Guiotti comentará Atlético x América e Leonardo Figueiredo faz Uberlândia x Cruzeiro, ambos domingo. O nosso Mário Marra comentará Social x Tupi e Democrata x Guarani, nos dois dias seguintes. Como já se previa, Régis Souto não fará transmissões devido ao cargo assumido há pouco, da Secretaria de Comunicações de Belo Horizonte. Para narrar os jogos, tem Marcos Leandro, Jaime Júnior e Osvaldo Reis. Uma carência é no tocante à reportagem, setor onde deve ser contratado um profissional, já que a equipe que trabalhará pelo PFC tem apenas Josino Ribeiro por enquanto.

Os leitores Rodrigos, Barreto e da Silva, avisam que o José Luiz Aranha, que tem comentado a Copa SP na ESPN Brasil, era comentarista de turfe da ESPN, sendo recém agora suas primeiras participações no futebol. A estréia dele foi no começo do mês, em Preston North End x Liverpool, pela Copa da Inglaterra, jogo narrado por Luiz Carlos Largo.

Ele está de volta: é Paulo Stein ao Carnaval do Rio de Janeiro. O atual comentarista da ESPN Brasil na sucursal carioca será o narrador dos desfiles do Grupo de Acesso pela CNT, que rompeu a parceria com Jorge Perlingeiro e terá a cobertura pela recém-criada entidade LESGA. O blog É Show, de Leonardo Bruno, no site do jornal Extra, publica aqui uma entrevista com o Stein, que chega com um papel importante, a ponto de ter pedido alguém de sua confiança na transmissão, este sendo Mauro Costa, diretor de jornalismo da Rede Manchete em sua época e diretor do Carnaval na emissora. Uma curiosidade dita por ele na entrevista é que nunca visitou os barracões na véspera dos desfiles, por querer ter o impacto da avenida e transmitir esta sensação ao espectador.

A dica do leitor Daniel Ewerton, presumo, tenha sido anunciada no ar (acertei?): o Sul-Americano Sub-20 será transmitido pela TV Esporte Interativo – e, reforçando informação de ontem, apenas por ela em canal aberto e não por alguma das parceiras tipo Band ou Gazeta -, além da TV e dos celulares da Tim e da Claro, também pela Internet, em todas as partidas da competição. Será uma cobertura igual, então, à do portal Terra, que também exibirá o Sub-20 na íntegra em diversos canais de vídeo e jogos narrados por Hugo Botelho e Marcelo do Ó, a quem agradeço pela info relativa ao Terra.

Deu na “Canal 1”, de Flávio Ricco: em comunicado distribuído pelo vice-presidente da Band, Marcelo Meira (o tio do Vitor), delegando responsabilidades X aos diretores Elisabetta Zenatti e Hélio Vargas, destaca-se, entre as responsas da “Bettinha”, a qualidade dos formatos na área do esporte. Portanto, tudo que vermos no nosso segmento é ela que responde.

Outra do “guru”: sabem a reunião entre José Emílio Ambrósio, bambambam da RedeTV!, e representantes da UEFA? Pois bem: os associados de Michel Platini pediram cerca de 5 milhas de doletas pela Liga dos Campeões e pela Copa da UEFA, grana que os agora osasquenses, por si só, não tem como bancar. Mas haveria a possibilidade dos torneios continuarem na nossa TV aberta em – atenção! – uma parceria entre Record e RedeTV! (como diria o Gluglu Japonês: óia!). Em canal fechado, tudo muito bem encaminhado nas negociações com a ESPN.

Em tempo: quem lê o Ricco no Correio do Povo não lerá esse complemento sobre a ESPN, só o relativo a Record e RedeTV!. E, claro, óbvio, desnecessário dizer que não lerá o arremate dele, sobre a “Terceira Guerra Mundial” entre RIC e RBS no Campeonato Catarinense. Pimenta nos próprios olhos ninguém gosta de tacar (explicando: a Record é a dona do CP e suprime da “Canal 1” tudo de negativo relativo a ela, seja notícias passadas pelo Ricco ou comentários deles. A famosíssima desavença com o novelista Tiago Santiago, por exemplo, quem só lê pelo Correio não faz a menor idéia que ocorra).

O bloco carioca da edição nacional do “Globo Esporte” de ontem foi curioso: só o Vasco ocupou 90% do espaço, em vivo do enviado George Guilherme direto do Espírito Santo (e microfone com canopla Gazeta/Globo). E a Glenda Kozlowski, que apresentou o jornal – só falta o rodízio de segunda a quarta repetir-se até amanhã -, dialogou com ele, mais ou menos como tem ocorrido com o Tiago Leifert e os repórteres na edição paulista (que ontem, pela primeira vez, não assisti). E mesmo assim, os quatro grandes do Rio entraram na pauta. Os outros três foram destacados nos blocos nacionais.

Deu no site do SBT: anteontem, o “GE” local liderou na Grande São Paulo com 10 pontos, contra 8 do SBT (“Chaves”) e 7 da Record (“Hoje em Dia” e “Balanço Geral”).

Aviso do conviva Mayron Cesar de Souza: o América autorizou as transmissões de seus jogos pela Globo e PFC no Campeonato Mineiro, mesmo com o reajuste esperado na cota não acontecendo, mas com a promessa da Globo de mais grana para 2010. A informação foi passada por Bruno Azevedo, setorista do Coelho na Rádio Itatiaia, no “Apito Final” de ontem à noite.

Pois, como o assunto não sai da pauta, falemos dele, né? Claro, “Terceira Guerra Mundial Championship”, cujo apelido é Campeonato Catarinense. O blog do estimado Rodrigo Santos publicou ao longo do dia de ontem algumas informações. Vamos a elas e tentem não se perder: Marcílio Dias x Avaí, quarta que vem, havia saído das 22h para as 16h30, para ocupar o horário que será usado pela Globo SP em Santo André x Palmeiras. Mas voltou pras 22h. O jogo da RBS às 16h30 havia mudado para Atlético Tubarão (Cidade Azul) x Joinville, marcado pras 19h30 de quinta-feira. Só que isso feria o Estatuto do Torcedor, pois o Tubarão voltaria a campo menos de 48 horas após a estréia, na próxima segunda, contra o Figueirense. Mexer em Brusque x Figueira nem pensar, pois o Furacão não aceitaria.

Isso deixaria a RIC livre para mostrar Marcílio x Avaí à noite. Só que, horas depois, mudou tudo de novo! Mesmo com o bloco local do “Globo Esporte” tendo anunciado ontem Tubarão x JEC como jogo da próxima quarta, ele voltou pras 19h30 da quinta-feira. Ao menos foi respeitada a distância mínima regulamentar de 66 horas entre um jogo e outro. Sabem qual jogo foi puxado pras 16h30 da quarta? Quem responder Brusque x Figueira irá, como diria Eron Dalmolin, para a fossa dos jacarés soviéticos (risos). Chapecoense x Metropolitano, que nem sequer PPV teria inicialmente, foi o jogo escolhido. Ou seja, Marcílio x Avaí segue à noite, e a RIC agradece. Aliás, o Rodrigo informa que a ação ordinária movida pela Record contra os clubes foi conclusa para despacho do Juiz, hoje podendo haver novidades. http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20090116.htm


“Como Funciona” estreia com cerveja
Cervejeiros de plantão, atenção, a cerveja pode acabar num futuro não muito distante. Pelo menos é o que diz o episódio de estreia da série “Como Funciona”, que o canal pago The History Channel leva ao ar a partir de hoje.
Apresentados pelo engenheiro de robótica e autor de livros Daniel H. Wilson, os programas vão se debruçar também sobre ferramentas elétricas e robôs, além de inusitadas sapatilhas e tatuagens. No primeiro capítulo, Wilson analisa a história da cerveja, discorre sobre seus tipos e conta como é fabricada e comercializada nos dias de hoje. Entre curiosidades, diz que a primeira receita de cerveja inventada pelo homem foi escrita, em pedra, há 10 mil anos.
O programa também afirma que a bebida vende mais que refrigerante e vinho. E que, por ano, são consumidos no mundo todo cerca de 150 bilhões de litros, o equivalente a 60 mil piscinas olímpicas. Na próxima sexta, o tema é o aço e seus 3.500 gêneros. Material leve e econômico, está em edifícios, armas, obras de arte e até em nosso corpo.
Já sobre as ferramentas, diz que os primeiros artefatos mecânicos foram criados pelos egípcios e que hoje há aparelhos capazes de cortar uma montanha no meio. (FERNANDA EZABELLA)
————————————————————————————-
COMO FUNCIONA
Quando: hoje, às 23h
Onde: The History Channel
Classificação: não informada
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1601200923.htm
————————————————————————————-


CONTROLE REMOTO
Patrícia Kogut

‘Decamerão’ vai virar série
O esforço de Jorge Furtado em reunir de novo o elenco de “Decamerão” foi recompensado. A série ganhará uma mini temporada na Globo, provavelmente no segundo semestre. Até Leandra Leal, que estava com a agenda mais complicada, topou.

E mais
Os ensaios de “Decamerão” estão previstos para março e as gravações para abril e maio. Mas a exibição deverá acontecer no segundo semestre.

Sucesso lá
“Toma lá, dá cá” estreou na SIC, em Portugal, no último fim de semana e teve o maior share do horário nobre da emissora. A audiência foi de 6,7% e o share, de 32,3%. Além disso, a crítica aplaudiu.

…paralelamente
Uma curiosidade. “Toma lá, dá cá” em Portugal concorre com “Caia quem caia”, que passa na TV1. É a versão local de “CQC”, cujo título em espanhol é “Caiga quien caiga”.

Ufa
Nem todo o elenco de “A favorita” está deixando a novela com saudades. Ângela Vieira, que passou capítulos e capítulos atendendo Gonçalo, diz: “Foi um rio que passou em minha vida”.

…fui
Ângela diz ainda: “Quando você está numa brincadeira, quer brincar. Eu brinquei pouco”. Ela não é a única atriz a achar isso de seu personagem na novela das 21h.

Do tipo chamativas
Tem gosto para tudo. As camisas brilhosas usadas por Murilo Benício em “A favorita” estão em terceiro lugar na lista dos itens mais comentados por telespectadores da Globo em dezembro.

Elenco
Contratado da Record até 2009, Bemvindo Sequeira está escalado para “Vendetta” (título provisório), nova novela da emissora, dirigida por Ignácio Coqueiro.

Livro
A Nova Fronteira vai lançar “No país de Obama”, de Rodrigo Alvarez, correspondente da Globo e apresentador do “Mundo S/A”, da Globo News.

NOTA 10
Para Pedro Bial, pela apresentação do “Big Brother Brasil”. Como sempre, a presença dele no programa, sinceramente entregue à sua missão, faz toda a diferença.

NOTA 0
Para o “BBB” no Multishow. Quem não tem pay per view fica obrigado a acompanhar o que rola no lado A da casa. O lado B, que é mais animado, só aparece pouquinho.
http://www1.oglobodigital.com.br/flip/?idEdicao…kogut&origem=


DEBORAH Kalume, a bela piauiense que vive Edilza na novela “Negócio da China”, da TV Globo, e agora, na trama, vai até se envolver com a máfia chinesa. Vixe!

Lula e o escorpião
Quarta, durante mais de duas horas, Lula recebeu o diretor Fábio Barreto, que começa a filmar semana que vem em Pernambuco o filme “Lula, o filho de Lindu”.
Lá pelas tantas Barreto leu um trecho do roteiro em que Dona Lindu carregando no colo o bebê Lula desfalece no sertão e o menino, para fugir de um escorpião, dá seus primeiros passos.
Lula riu da história e, meio à brinca, meio à vera, exagerou: — Mas lá no sertão a gente não foge do bicho e sim come escorpião.

Só que…
Em Garanhuns, eu não sei. Mas em Frei Paulo, na época da seca se comiam calango, tanajura, cobras e lagartos.
Escorpião, não.
Espeto de escorpião é negócio da China.
http://www1.oglobodigital.com.br/flip/?idEdicao…celmo&origem=

Pesquisa eleitoral
Os humoristas da revista “M…”, machistas com muito orgulho, acham que não existe mulher feia, mas apenas homens que bebem pouco — e saíram à rua para perguntar quantas doses seriam necessárias para se votar na Dilma Rousseff. Primeiro mostraram uma foto antiga e depois uma pós-plástica. O resultado está hoje no site da turma, mas o novo visual parece não ter mexido com o futuro eleitoral da ministra. http://www1.oglobodigital.com.br/flip/?idEdicao…20boa&origem=


Carolina Ferraz de férias em Paris
Carolina Ferraz faz pose em frente ao Louvre com a filha Valentina. De férias, a atriz está viajando pela Europa.


O anel de Flora, a vilã mais odiada da TV
Sabe o anel que Flora (Patrícia Pillar) ostentou o tempo todo nessa reta final de “A favorita”? Feita em ouro branco e brilhantes, a peça custa R$ 36 mil e faz parte da coleção Constellation, da Amsterdam Sauer.


Autor muda final: Novela A Favorita: Mistério é ‘Quem vai atirar em Flora?’
Mais uma vez alvo de competentes bisbilhoteiros, o autor João Emanuel Carneiro admite que teve de mudar o capítulo da sua A Favorita, que vai ao ar hoje na Globo. “Mudei mais ou menos, e fiquei muito chateado com isso”, disse ele ao Estado ontem. “A sucessão de acontecimentos estava na minha cabeça há muito tempo. Minhas novelas são bastante planejadas.”
João Emanuel é o tipo de autor que gosta de surpreender o público com reviravoltas e A Favorita era trama certa para isso. Por isso, sofreu com a especulação durante os sete meses em que ficou no ar. Lá pelo meio da trama, inclusive, um ator veterano chegou a plantar informações falsas nos bastidores, afim de desmascarar o provável espião.
No desfecho, Flora (Patrícia Pillar) receberá um tiro. No original, este tiro era dado pela própria filha dela, Lara (Mariana Ximenes). Agora, a vilã pode ser atingida por qualquer outro dos seus desafetos – e, olhe, não são poucos. Com boca de siri, obviamente, Carneiro não conta se Flora vai morrer ou não. Mas as informações dos bastidores são de que o autor, apesar do tiro, pretende punir a maldita com cadeia mesmo, não com a morte. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/2009011…_imp307946,0.php?

Grazi no morro
Grazi Massafera passou o dia no Morro do Vidigal, no Rio, anteontem. Não, ela não integra o cast da continuação de Tropa de Elite, muito menos foi contratada para correr de balas em A Lei e o Crime, da Record. A loira esteve por lá para gravar comercial da Azaleia, que está lançando uma linha de calçados exclusiva dela. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/2009011…t_imp307947,0.php

Entre-linhas

Reviravolta à vista na programação da Record. Para combater a estreia de Caminho das Índias, da Globo, a partir da próxima semana a emissora colocará Os Mutantes e Chamas da Vida no ar mais cedo: às 20h45 e às 21h45, respectivamente. A rede não sabe ainda em que horário exibirá o Tudo a Ver.

Da categoria imperdível: já tem promoção oferecendo como prêmio um jantar com um dos eliminados do BBB9.

A turma de teatro quer saber como Donatela (Cláudia Raia) conseguiu tamanho silêncio da plateia durante a confissão de Flora (Patrícia Pillar) em cena de A Favorita, anteontem.

Já sobre o final de A Favorita, Damião (Malvino Salvador) não é o pai da filha de Mariana (Clarice Falcão). Apesar de não solucionar o mistério, o autor deixará no ar que Léo (Jackson Antunes) pode ter engravidado a própria filha.

Quando sair da cadeia, Léo tentará ver a neta, mas Mariana dirá: “Não toque nela. Não quero que você faça com ela o que fez comigo.”

E deu certo a estratégia do autor Manoel Carlos e do diretor Jayme Monjardim, de bater o pé com a direção da Globo para estrear a Maysa uma semana antes do início de BBB9. A ideia era cativar o público, antes do reality tirar ibope da minissérie.

Maysa vinha marcando 30 pontos de média de audiência e, com o BBB9, caiu para 23. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/2009011…t_imp307948,0.php


VOVÔ NÃO É “PEGADOR”
Norberto dos Santos, 63, entre Milena e Priscila durante festa no “BBB”, anteontem; para diretor do programa, Norberto exagera no “personagem” de galanteador


Brad Pitt sofre transformação
Ator vive no cinema homem que nasce velho e vai ficando jovem.
‘O Curioso Caso de Benjamin Button’ história, adaptada para o cinema sob direção de David Fincher, chega nesta sexta aos cinemas


PRÓXIMOS FILMES DA GLOBO

SÁBADO – 17/01
16h37 – Sessão de Sábado – Os Três Mosqueteiros
03h25 – Corujão – 48 Horas

DOMINGO 18/01
14h20 – Temperatura Máxima – O Dia Depois de Amanhã
23h30 – Domingo Maior – Carga Explosiva
01h20 – Sessão de Gala – Por Conta do Destino
03h00 – Corujão – Psicose IV – A Revelação

SEGUNDA 19/01
16h10 – Sessão da Tarde – Jump In!
22h40 – Tela Quente – Homem-Aranha 2
02h10 – Sessão Brasil – Gatão de Meia Idade
04h00 – Corujão – Cara, Cadê meu Carro?

TERÇA 20/01
16h10 – Sessão da Tarde – O Outro Eu
23h10 – Festival de Sucessos – Segurança Nacional

QUARTA 21/01
16h10 – Sessão da Tarde – O Noviço Rebelde
22h50 – Festival de Sucessos – A Liga Extraordinária
04h00 – Corujão – A Primeira Transa de Kevin e Perry

QUINTA 22/01
16h05 – Sessão da Tarde – Kart Racer – Alta Velocidade
23h00 – Festival de Sucessos – A Casa Caiu


Sábado, 14h00, na Record – Sessão Dupla – Só Para Meninos/Três Ninjas Contra-Atacam.

FILMES-HOJE

O Pequeno Vampiro
SBT, 14h45; livre. (The Little Vampire). EUA/Alemanha/Holanda, 2000, 95 min. Direção: Uli Edel. Com Jonathan Lipnicki, Jim Carter, John Wood.
Tony é um menino americano de nove anos que, recém-chegado a uma pequena cidade escocesa com sua família, é um bocado segregado pelos novos coleguinhas de escola. Pois ele acaba conhecendo Rudolph, também 9, um vampiro boa gente. Uli Edel dirigiu um dos episódios de “Twin Peaks”, a célebre minissérie de David Lynch. Isso pode dizer algo, além do tema inusitado.

Shredderman: Justiceiro dos Nerds
Globo, 16h05; livre. (Shredderman Rules). EUA, 2007, 96 min. Direção: Savage Steve Holland. Com Devon Werkheiser, Tim Meadows, Daniel Roebuck.
Nesse filme de título estranho, um garoto fracote que apanha de um valentão da escola decide fazer justiça colocando imagens do agressor na internet. Novos tempos, esses de web. O filme é inédito na TV.

Penetras Bom de Bico
SBT, 23h; não indicado a menores de 16 anos. (Wedding Crashers). EUA, 2005, 120 min. Direção: David Dobkin. Com Owen Wilson, Vince Vaughn, Chritopher Walken.
A nova comédia americana, dos anos 2000, com o diretor Judd Apatow e meia dúzia de bons atores (como Wilson, Vaughn, Ben Stiller), está nesta espertíssima sátira, em que dois amigos entram de penetras em festas de casamento, cantando as mulheres etc., por pura transgressão às regras. O filme, mais tarde, vai descambar para uma certa caretice (concessão?), mas é um digno exemplo dessa comédia corrosiva contra o conservadorismo norte-americano.

Durval Discos
Cultura, 23h40, não indicado a menores de 12 anos. Brasil, 2002. Direção: Anna Muylaert. Com Ary França, Etty Fraser, Marisa Orth.
Um trintão (França, genial) mantém uma loja de discos de vinil em Pinheiros, São Paulo. Uma loja que, no caso, é na sua casa, ou melhor, casa de sua mãe. Como se não tivesse desabrochado para o mundo, ele se aquartela naquele espaço e tempo congelados. E o filme é fiel ao personagem, com câmera que começa soberbamente em passeio pelo bairro até chegar à casa do rapaz, de onde não sairá. O final desanda muito, o que prejudica um filme que poderia ser um dos melhores do cinema brasileiro recente.

Intercine
Globo, 2h05. Os filmes para a escolha do público são o drama “Um Lugar para Recomeçar” (2005; não indicado a menores de 12 anos, de Lasse Hallstrom, com Robert Redford, Morgan Freeman) ou o terror “Na Companhia do Medo” (2003; não indicado a menores de 14 anos, de Mathieu Kassovitz, com Halle Berry, Robert Downey Jr.).

Aprendiz de Feiticeiro
Globo, 4h, classificação indicativa não informada. (The Hard Way). EUA, 1991, 111 min. Direção: John Badham. Com Michael J. Fox, James Woods, Annabella Sciorra.
Fox é o ator egocêntrico que faz treinamento com um policial durão a fim de se preparar para o próximo papel, num filme policial. Apesar da caretice de Badham, um filme a se ver. (PSL) http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1601200902.htm

ESPORTE

8:30 – Tênis, Torneio de Sydney: duas semifinais – ESPN BRASIL (VT)
12:00 – Basquete, Euroliga Masculina: Barcelona x Zalgiris – ESPN (VT)
18:00 – Rúgbi, Copa Heineken: Munster x Sale Sharks – ESPN
20:10 – Basquete, Liga das Américas: Deportes Castro x Brasília – SPORTV2
20:30 – Vôlei, Superliga Masculina: Vôlei Futuro x Unisul/Joinville – SPORTV
21:00 – Vôlei, Italiano Masculino: Treviso x Modena – ESPN (VT)
22:10 – Basquete, Liga das Américas: Libertad Sunchales x Flamengo – SPORTV2
23:00 – Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x New Orleans Hornets – ESPN http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20090116.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: