Mais

Especial: As pequenas notáveis da TV aberta





Enquanto redes de TV relativamente conhecidas como 21 e CNT alugam boa parte do dia para igrejas ou empresas de televendas – e num momento em que crescem os comentários sobre a possibilidade da mesma coisa acontecer na RedeTV! -, canais pequenos, com índice de “loteamento” na programação bem menor que o das redes citadas, passam quase que despercebidos pela maioria dos telespectadores. Nesse “lado B” da TV aberta, destacam-se duas emissoras: a Rede NGT e a Rede Brasil de Televisão.

A Rede NGT não é bem uma TV pequena. Possui um dos mais modernos centros de televisão do Brasil e foi a primeira TV brasileira a digitalizar todo o processo de produção. Esse vídeo institucional, de 2006, mostra um pouco da estrutura da emissora.



Já disse aqui uma vez que a NGT nunca teve uma grade própria que justificasse toda essa estrutura. Desde a inauguração, o que se viu no canal foi uma sucessão de altos e baixos, indo da transmissão com exclusividade na TV aberta da NBA, numa associação com a TV Esporte Interativo, ao aluguel de parte do horário nobre para a igreja Paz e Vida. Mas uma nova parceria pretende colocar a NGT, agora denominada institucionalmente como Nova Geração de Televisão, em um momento de “alto”.

Desde o final de janeiro, a E+ Entretenimento assumiu uma parte maior do conteúdo diário, trazendo séries e filmes novos. Foram reformulados os programas musicais, a grade foi redefinida e um pacote de vinhetas e chamadas renovou a comunicação visual. Em março, o canal estreará sua primeira novela, “Zorro, a Espada e a Rosa”, produzida pela Telemundo, num horário inexplorado por outras emissoras: meia-noite.

CONFIRA A GRADE COMPLETA DA REDE NOVA GERAÇÃO DE TELEVISÃO


Grade de Fevereiro de 2009. Fonte: Rede NGT. Clique para ampliar.
Enquanto a Nova Geração de Televisão aposta em horários alternativos, a programação da Rede Brasil de Televisão (RBTV) se aproxima muito a das grandes redes. Séries e desenhos famosos (alguns também exibidos em outros canais abertos) e grandes sucessos de Hollywood dividem espaço com nomes conhecidos do grande público, como Ney Gonçalves Dias, Nani Venâncio e Alessandra Scatena.

A Rede Brasil surgiu timidamente em 2007, com um programa de entrevistas apresentado por Ogier Buchi (ex-CNT) direto de Curitiba. O vídeo de lançamento apresentava uma proposta de regionalização de programação, e dizia que “a Rede Brasil já nasceu com um dos maiores grupos de comunicação do país”. Assista ao vídeo:



Não sei se o projeto mudou ou se era mal explicado, mas a Rede Brasil de hoje é bem diferente dessa anunciada – o que não significa que hoje seja pior: ao longo do tempo a programação foi alterada muito mais vezes do que o SBT seria capaz de alterar, mas demonstrou crescimento.

Há quem diga que a emissora tenha ligação com a Igreja Renascer. De fato, o registro da marca “Rede Brasil de Televisão” no site do INPI está em nome de “MELLO E BRUNO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES LTDA”. Na ocasião da prisão dos líderes da igreja, a Folha de São Paulo noticiou que “em 1997, as empresas Ivanov, Mello e Bruno e FH Comunicação e Participações foram registradas em nome de bispos, para comprar concessões de rádio e de TV nas licitações públicas do governo”. O domínio rbtv.com.br está em nome de outra empresa: “ANGLOTEL COM. REPRESENTAÇÕES LTDA”.


Reprodução de consulta nos sites do INPI e Registro.br. Clique para ampliar.
Tendo ou não ligação com a igreja, quase não há programação religiosa na RBTV. O canal já exibiu o “Renascer em Revista”, mas atualmente a única atração desse tipo é o programa “Posso Crer no Amanhã”, sem ligação com a Renascer.

CONFIRA A GRADE COMPLETA DA REDE BRASIL DE TELEVISÃO


Grade de Fevereiro de 2009. Fonte: Rede Brasil de Televisão. Clique para ampliar.
CNT e Bandeirantes bem que poderiam perguntar à essas emissoras como elas conseguem sobreviver com mais de seis horas diárias de programação ou sem o missionário R. R. Soares no horário nobre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: